Campus Laranjeiras do Sul: Grupo de estudos promove “Curso introdutório sobre a obra de István Mészáros”

Publicado em: 09 de agosto de 2016 08h08min / Atualizado em: 17 de janeiro de 2017 13h01min

Acontece, nesta terça-feira (9), na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, o “Curso introdutório sobre a obra de István Mészáros”. O evento, que é realizado no Auditório do Bloco dos Professores/Administrativo do Campus, no horário das 14h às 18h, é aberto para docentes, técnicos-administrativos e acadêmicos, além de pessoas da comunidade regional.

A atividade é ministrada pela professora Maria Orlanda Pinassi, Livre-docente na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Araraquara. Pinassi tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em teoria marxiana e teoria marxista contemporânea, e atua principalmente em torno dos temas: Marx, Georg Lukács, István Mészáros, socialismo, movimentos sociais, trabalho, ontologia, romantismo, ideologia, Brasil e América Latina.

Conforme Márcio Rutkoski, “a atividade se propõe a estabelecer um espaço de formação, discussão e compreensão interdisciplinar da causalidade e consequências das transformações características do atual estágio do sistema capitalista com base no entendimento da obra de István Mészáros, buscando estabelecer relação com a crise política, econômica e social vivenciada pelo Brasil na atualidade, estimulando a análise, o posicionamento e a participação em ações propositivas visando contribuir com o desenvolvimento regional e nacional”.

Organização

A atividade é promovida pelo Grupo de Estudos em Teoria Econômica Crítica e Heterodoxa (GETECH), formado pelos docentes Luciana da Silva, Marisela Hernández, Mariano Sánchez e Márcio Rutkoski, além de acadêmicos do curso de Ciências Econômicas.