Campus Laranjeiras do Sul: mestrandos apresentam projetos de pesquisa em Seminário

Publicado em: 09 de novembro de 2015 07h11min / Atualizado em: 18 de janeiro de 2017 08h01min

Os estudantes da segunda turma do curso de Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável ofertado na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul realizam, entre os dias 09 e 11 de novembro, as apresentações dos seus projetos de pesquisa. As atividades, que são abertas para toda comunidade acadêmica e regional, acontecem no Auditório do Bloco A e no Auditório do Bloco de Professores do Campus.

Nesta segunda-feira (09) as apresentações foram precedidas pela palestra “O fluxo entre teoria e prática interdisciplinar”, com o professor Pedro Ivan Cristofolli.

Conforme o coordenador do curso, Gilmar Franzener, “essa é uma atividade da disciplina de Oficinas de Prática Interdisciplinar II, que busca integrar e analisar os diferentes projetos de pesquisa que serão desenvolvidos pelos estudantes e contribuir para o avanço da construção das dissertações. A apresentação dos projetos permite que os alunos recebam sugestões dos professores e dos próprios colegas, as quais certamente auxiliam na elaboração das dissertações”.

Franzener relata ainda que “a atividade possibilita a discussão e análise dos trabalhos de maneira coletiva, promovendo a troca de informações, conhecimentos, sugestões e críticas, permitindo ajustes nos projetos. Essas contribuições podem servir para todos os mestrandos, constituindo assim um processo de construção coletiva. Além disso, a apresentação visa preparar os mestrandos para outras atividades, entre elas a qualificação do projeto de pesquisa e a defesa da dissertação”.

A disciplina “Oficinas de Prática Interdisciplinar II” é conduzida pelas docentes Josimeire Aparecida Leandrini e Betina Muelbert. As apresentações dos projetos duram aproximadamente uma hora cada, incluindo o tempo para apresentação do mestrando e as considerações dos docentes membros da banca.