Campus Laranjeiras do Sul: Necoop promove curso Introdução à Economia Solidária

Publicado em: 22 de agosto de 2016 08h08min / Atualizado em: 17 de janeiro de 2017 12h01min

A  UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, por meio do Núcleo de Estudos em Cooperação (NECOOP), promoverá um curso de formação com a temática Introdução à Economia Solidária. O início está previsto para setembro e o encerramento em novembro de 2016.

O curso, que será realizado na modalidade de alternância, está organizado em três módulos temáticos. Em cada módulo o tempo universidade (presencial) será de 8 horas-aula, as quais serão concentradas em um dia de atividades (sábado). Já no tempo comunidade, a cada módulo é prevista a dedicação de 6 horas para leituras dirigidas e outras atividades, totalizando 42 horas entre atividades presenciais e tempo comunidade.

Confira as datas e conteúdo de cada Módulo:

24/09 – Módulo I: Conhecimento e conceitualização da Economia Solidária.

Conteúdo: Condicionantes do surgimento dos empreendimentos solidários; Objetivos, características, valores e principais modalidades da Economia Solidária; Objetivos e organização do tempo comunidade.

15/10 – Módulo II: Fragilidades e conquistas na viabilidade socioeconômica dos empreendimentos solidários.

Conteúdo: Dificuldades enfrentadas na viabilidade dos empreendimentos solidários; Caminhos percorridos com vistas à viabilidade, tanto na perspectiva individual do empreendimento, como a partir da intercooperação; Objetivos e organização do tempo comunidade.

05/11 – Módulo III: Metodologia para a criação de iniciativas de economia solidária, ferramentas de gestão e políticas públicas para a Economia Solidária.

Conteúdo: O processo de criação dos empreendimentos solidários; O plano de negócios como ferramenta de planejamento dos empreendimentos solidários; Políticas públicas para o fomento da economia solidária; Conteúdo e formato do trabalho final; Encerramento do curso.

Inscrições:

São ofertadas 50 vagas para as comunidades acadêmica e regional. As inscrições podem ser efetuadas aqui, ou pelo e-mail cursos.necoop@gmail.com, até o dia 15 de setembro. Outras informações podem ser obtidas acessando o e-mail acima.