Campus Laranjeiras do Sul oferta aulas gratuitas de dança à comunidade

Publicado em: 03 de dezembro de 2013 07h12min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 07h01min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul oferece a toda comunidade aulas gratuitas de forró, dança tradicional gaúcha e dança do ventre como parte do projeto institucional Bolsa Cultura.

"As aulas de dança surgiram de uma iniciativa de duas alunas da graduação", conta o coordenador do projeto professor Martinho Machado Junior. As acadêmicas da UFFS são Dayana Antunes da Luz e Michelen Bechlin. Animadas pelo projeto de educação musical, Michele e Dayana tiveram a ideia de ensinar à comunidade uma arte que dominam: a dança do ventre. As aulas acontecem no prédio da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) às quartas-feiras, das 19h às 21h.

Inspirado pela iniciativa das alunas, o professor da UFFS Ney Marçal Barraz Junior passou a oferecer aulas de forró para a comunidade interna e externa da universidade. As aulas também acontecem no prédio da Unicentro, às quartas-feiras, das 21h às 22h30. Quem tiver interesse em participar é só comparecer ao local.

"Meu objetivo com a dança é que o pessoal relaxe, que chegue ali e descontraia. O forró é uma dança livre, que aceita vários passos, de vários ritmos. É um antiestresse, traz bem-estar. Mas ela traz também outras coisas bacanas. É uma atividade física que queima calorias, você trabalha a coordenação motora e o convívio com outras pessoas", aponta o professor Marçal Junior.

Mais uma modalidade de dança está aberta à comunidade a partir desta terça-feira (03): dança tradicional gaúcha. As aulas acontecem das 19h30 às 21h30 no miniauditório do prédio da Unicentro e são ministradas voluntariamente pelo vigilante Sandro de Oliveira.

Além das aulas de dança, o Campus Laranjeiras do Sul conta ainda com projetos de educação musical e teatro.

Educação musical

Entre as atividades musicais são oferecidas aulas de violão, violino, flauta doce com teoria musical, contrabaixo e acordeon. Esse projeto conta com quatro bolsistas, que são capacitados em educação musical pelo maestro João Matias, da Banda Municipal de Laranjeiras do Sul, para aprender a ler partituras e prática em conjunto na orquestra, por exemplo.

Além de aprender mais sobre música, os bolsistas também colaboram nas aulas e participam da construção de uma orquestra. Ao todo, são cerca de 130 alunos envolvidos nessas atividades.

As turmas para as aulas de instrumentos musicais já estão fechadas, mas a orquestra tem espaço para novos integrantes. "Quem souber tocar violão ou violoncelo, tiver o instrumento e quiser fazer parte da orquestra pode participar", avisa o professor Machado Junior.

Teatro

O Campus Laranjeiras do Sul conta também com o projeto "MisticArte: Juventude mobilizada, conscientizando pelo viés da arte". O grupo existe desde 2012 e foi uma iniciativa de alunos que se interessavam pelo teatro. Voluntariamente eles ensaiavam e realizavam apresentações e eventos.

Com a institucionalização do projeto, que aconteceu em junho deste ano, há disponibilização de bolsas e a formação artístico-cultural dos alunos conta com a contribuição do ator e diretor Carlos Sawazki. "Com os exercícios, oficinas teatrais e apresentações a gente pode qualificar os alunos na sua desibinição, na sua articulação, na sua fala e na sua verbalização, e também proporcionar a eles um entendimento melhor do próprio ensino acadêmico", aponta Sawazki.

O MisticArte conta atualmente com 15 participantes, entre alunos bolsistas e voluntários, docentes e servidores técnico-administrativos. O grupo teatral faz apresentações em escolas e espaços públicos da cidade e região.

Os encontros do grupo acontecem às terças-feiras, a partir das 19h, e às sextas-feiras, a partir das 13h, no Bloco A do Campus Laranjeiras do Sul.