Campus Laranjeiras do Sul promove a Semana de Educação no Campo

Publicado em: 18 de novembro de 2014 07h11min / Atualizado em: 19 de janeiro de 2017 07h01min

Iniciou na segunda-feira (17) na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul a “Semaedoc – Semana de Educação no Campo e Seminário Institucional do Pibid Diversidade”. O evento acontece no auditório do Bloco A do Campus e a participação é aberta para estudantes, servidores e pessoas da comunidade regional.

A Semana Acadêmica tem objetivo de promover uma articulação entre o curso Interdisciplinar em Educação no Campo e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para a Diversidade – Pibid Diversidade. O evento é organizado pela coordenação do curso, juntamente com representantes do Centro Acadêmico e membros do Pibid Diversidade.

Conforme o coordenador institucional do Pibid Diversidade, Cristiano Durat, “todos os bolsistas do Pibid Diversidade são alunos do curso de Educação no Campo, então surgiu a ideia de integrar as ações do curso e do Pibid”. Conforme Durat, “toda semana dedicada ao estudo e à reflexão sobre a temática que envolve o curso é muito importante para a formação dos acadêmicos, pois nestes momentos são aprofundados temas que estão em evidência e que são importantes para o curso. Além disso, as semanas de estudo são oportunidades para discutir metodologias de ensino e realizar discussões pedagógicas e de ensino e aprendizagem”.

A abertura do evento teve a participação do professor Willian Simões, da UFFS – Campus Chapecó, o qual falou sobre a “Análise situacional da educação no Paraná”. Simões comentou sobre o cenário atual da gestão de políticas públicas educacionais voltadas aos sujeitos do campo no Estado do Paraná. “O foco da palestra foi promover uma reflexão sobre o cenário político e para onde caminha a educação do campo no Estado do Paraná”, disse. Em sua fala, Simões apresentou dados obtidos junto à Secretaria de Educação do Estado do Paraná, comparando o cenário estadual eu nacional.

As atividades da Semaedoc seguem até quinta-feira (20) com a realização de palestras, oficinas e cine debate.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas na hora e local do evento, bastando preencher a lista de presença disponível no local.