Campus Laranjeiras do Sul promove I Seminário do Programa Escola da Terra

Publicado em: 22 de setembro de 2016 08h09min / Atualizado em: 17 de janeiro de 2017 11h01min

A UFFS – Campus Laranjeiras do Sul realizou, na quinta-feira (22), o “I Seminário do Programa Escola da Terra: Fundamentos e Práticas na Formação de Educadoras(es) das Escolas Multisseriadas e das Escolas por Ciclos de Formação Humana no Paraná”.

Conforme a professora Ana Cristina Hammel, uma das organizadoras do encontro, “participam do evento representantes do Ministério da Educação, da Secretaria de Estado da Educação, dos municípios de Cândido de Abreu, Prudentópolis, Rio Bonito do Iguaçu e de outras cidades do estado, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), além de estudantes e professores de várias instituições”.

No período da manhã foi realizada uma mística e mesa de abertura. Houve também a fala do professor Salomão Antonio Mufarrej Hage, que abordou os fundamentos e experiência do Programa Escola da Terra. Hage é professor do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Linguagens e Saberes da Amazônia. O docente integra a Coordenação do Fórum Paraense de Educação do Campo e Coordena a Escola de Conselhos Pará: Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros Tutelares e de Direitos da Amazônia Paraense.

No período da tarde o encontro seguiu com a explanação da professora Ana Cristina Hammel que apresentou um panorama sobre constituição e desenvolvimento do Programa Escola da Terra no Paraná. Na sequência houve a socialização de experiências dos polos de Prudentópolis, Cândido de Abreu e das Escolas Itinerantes, seguido de diálogo em plenária.

Além dessas atividades, durante o Seminário, as escolas participantes do programa expuseram diversos materiais elaborados nas instituições.

Escola da Terra

O “Projeto de Formação de Educadores Escola da Terra” é desenvolvido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), com apoio da Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná (SEED-PR), UFFS e alguns municípios do Paraná.

Na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul existe um projeto com nome similar ao mantido pela Secadi, denominado “Escola da Terra”, o qual está vinculado ao Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica (Comfor/UFFS). O projeto Escola da Terra da UFFS está organizando a formação de educadores na região com o apoio da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Setor de Educação do MST.