Campus Laranjeiras do Sul realiza 2º Sinpet nos dias 15 e 16 de outubro

Publicado em: 09 de outubro de 2014 08h10min / Atualizado em: 03 de janeiro de 2017 13h01min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, realiza nos dias 15 e 16 de outubro, o “2º Seminário Interno dos Programas de Educação Tutorial da UFFS (Sinpet)” com a temática “Para que servem nossas atividades no PET”. O evento acontece no auditório do Campus e contará com a participação de estudantes e professores colaboradores vinculados aos programas PET em funcionamento nos cinco Campi UFFS.

A abertura do Seminário está programada para às 13h30 do dia 15 com a palestra “A produção do conhecimento nos grupos PET: experiências e reflexões” com o professor Rafael Arenhaldt, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O encontro tem objetivo de promover a integração entre os grupos PET em funcionamento na UFFS, socializar as atividades realizadas pelos grupos nos anos de 2013 e 2014 e, ainda, avaliar e debater os objetivos e desafios na realização das atividades dos “PETs” na UFFS.

O coordenador do grupo PET do Campus Laranjeiras do Sul, professor Diego dos Santos, relata que “o PET é formado por grupos tutoriais de aprendizagem e propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementam a formação acadêmica do estudante e atendem às necessidades do próprio curso de graduação”.

A realização do “2º Sinpet” é uma parceira entre a Pró-Reitoria de Graduação, Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA/Pet) e PET Agroecologia e Políticas Públicas – Laranjeiras do Sul.

PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido por grupos de estudantes de graduação, com a tutoria de um professor. As atividades do PETsão organizadas nas Instituições de Ensino Superior seguindo o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial. Os grupos PET uma vez criados, mantém suas atividades por tempo indeterminado.

Programas PET em funcionamento na UFFS

Projeto PET/Ciências – Campus Cerro Largo;
Assessoria Linguística e Literária da UFFS – Campus Chapecó;
Práxis – Campus Erechim;
Políticas públicas e agroecologia – Campus Laranjeiras do Sul;
PET Medicina Veterinária – Campus Realeza.