Campus Laranjeiras do Sul realiza acolhida a novos alunos

Publicado em: 18 de março de 2014 08h03min / Atualizado em: 19 de janeiro de 2017 09h01min

Ontem (17), foi realizada no saguão do Bloco A a acolhida aos novos alunos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul. As atividades começaram às 19h10 e incluíram comunicados, palestra e atividades culturais.

A direção e a coordenação Acadêmica do Campus Laranjeiras do Sul deram as boas-vindas aos alunos e explicaram como se estrutura a universidade. Apresentaram também o quadro docente e os projetos do restaurante universitário e de mais laboratórios que serão construídos no campus.

Em seguida, os estudantes assistiram à palestra "Origem e concepção: história que culminou com a criação da UFFS e sua importância", ministrada pelo professor Elemar do Nascimento Cezimbra. Na palestra, o professor destacou o papel da universidade, o qual foi amplamente discutido pelos movimentos sociais que lutaram pela implantação da UFFS. "O papel desta universidade foi um debate muito largo feito nos movimentos sociais, sobre o caráter popular, público, de desenvolvimento de uma região e de inclusão social, entendendo o desenvolvimento não só no aspecto econômico, mas também cultural, político e social", explica o professor Cezimbra.

A Assessoria Acadêmica do campus informou sobre bolsas e auxílios que podem ser concedidos aos estudantes. Já a Secretaria Acadêmica instruiu os alunos sobre o funcionamento e atendimento dessa unidade. Os acadêmicos também foram informados sobre como funciona a biblioteca, seu horário de atendimento e como fazer empréstimo de materiais.

Em seguida, os coordenadores de curso encaminharam os estudantes para salas de aula, onde apresentaram os docentes e a proposta de cada curso.

A acolhida foi encerrada com uma apresentação de dança do Centro de Tradição Gaúcha e uma apresentação musical de violão feita pelos alunos João Francisco Pereira Rodrigues, Raphael Nascimento da Silva e Lucas Gdak, do projeto de Educação Musical da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul.