Campus Laranjeiras do Sul realiza capacitação na área de Aquicultura

Publicado em: 16 de junho de 2016 08h06min / Atualizado em: 18 de janeiro de 2017 07h01min

Foi realizado, na quarta-feira (15), no Campus Laranjeiras do Sul, o evento “Aquicultura em Pauta”, com palestras e oficinas voltadas para o setor aquícola.

O evento foi composto pelas seguintes oficinas: Cultivo de camarão de água doce na região de Laranjeiras do Sul; Manejo em ambiente de cultivo aquático; Sanidade de peixes cultivados; Caracterização da qualidade da água através da fauna de invertebrados aquáticos; Algas e macrófitas aquáticas ocorrentes na região da Cantuquiriguaçu; e Ranicultura.

Participaram do evento produtores rurais, servidores de prefeituras da região, associações e entidades, estudantes e demais interessados na temática. A coordenadora do evento, Silvia Romão, comenta que a expectativa em relação ao número de participantes foi alcançada, “realmente o público atendeu nosso convite, contamos com produtores de várias cidades da região, alunos de escolas técnicas, da UFFS e de outras universidades, e representantes de prefeituras”.

Segundo Silvia, o objetivo do evento foi “demonstrar um pouco da experiência da UFFS e levantar questões relacionadas ao cultivo de organismos aquáticos e que estão presentes em nossa região como, por exemplo, doenças, animais parasitas encontrados na região, profilaxia e possibilidades de tratamento, algas e macrófitas e suas influências na produção, nos bentos, no manejo e na qualidade de água, abordando algumas questões críticas encontradas na região entre outras discussões relevantes para a área. Além disso, ouvimos as demandas dos produtores para buscarmos respostas para suas questões”.

Organização

“Aquicultura em Pauta” é uma atividade promovida pelo Programa de Extensão “Identificação e Organização do Sistema Produtivo de Piscicultores da Região de Laranjeiras do Sul: Aspectos associados ao Manejo, Monitoramento Ambiental, Controle Sanitário e Controle do Sistema de Produção”, desenvolvido no Campus Laranjeiras do Sul, coordenado pela docente Silvia Romão. O evento recebeu apoio institucional e da Associação PEIXELAR.