Campus Laranjeiras do Sul realiza curso de boas práticas de manipulação e processamento de pescado

Publicado em: 17 de dezembro de 2013 07h12min / Atualizado em: 24 de janeiro de 2017 10h01min

No último sábado (14) foi realizado o curso "Boas Práticas de Manipulação e Processamento de Pescado" na unidade acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul. Direcionado a alunos do curso de Engenharia de Aquicultura, o curso teve duração de seis horas e foi dividido em duas etapas. Pela manhã os estudantes assistiram a duas palestras e degustaram hambúrguer e linguiça de peixe. À tarde foi a vez de aprender a fazer esses produtos.

A atividade faz parte do projeto "Utilização de carne mecanicamente separada de pescado na elaboração de fishburger e linguiça de peixe", coordenado pela professora Larissa Canhadas Bertan. "O projeto tem como objetivos desenvolver hambúrguer e linguiça de peixe e capacitar mulheres aquicultoras familiares em agregar valor ao pescado produzido, via preparação desses produtos", explica Larissa.

Na primeira fase do projeto foi feito um levantamento para verificar o perfil do consumidor de pescado em Laranjeiras do Sul. Esse levantamento indicou a preferência das pessoas por hambúrguer e linguiça. A segunda fase do projeto resultou no curso propriamente dito, o qual futuramente deve ser estendido à comunidade. "A intenção para o próximo ano é expandir essa proposta ministrando o curso para os produtores e inserir a elaboração de novos produtos", explica a coordenadora.

Quinze acadêmicos do curso de Engenharia de Aquicultura participaram do curso realizado no sábado. No período da manhã os estudantes assistiram a duas palestras. A primeira foi "Boas práticas de manipulação", ministrada pelas alunas bolsistas Daiane Lançanova, Betina Luiza Koop e Jaqueline de Oliveira, orientadas pela professora Cátia Tavares dos Passos. Além do conteúdo teórico, foram aplicadas técnicas demonstrativas da lavagem correta das mãos a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária. A segunda palestra, com o tema "Processamento de hambúrguer e linguiça de pescado", foi ministrada pela aluna Valeria Divenka, bolsista do projeto.

No período da tarde foi realizada a parte prática do curso, em que os alunos elaboraram hambúrguer e linguiça de Tilápia. Os tutores foram os bolsistas Valeria Divenka e Cristian José Cristofel e as voluntárias Remili Cristiani Grando e Naiane Miriam Malherbi.

O projeto coordenado pela professora Larissa está inserido no programa "Aquicultura Familiar em Sistema Orgânico: Processo Produtivo e Viabilização Econômica Através de Cooperativismo e das Políticas Públicas - Fase II", coordenado pela professora Maude Regina Borba, aprovado e financiado pelo Programa de Extensão Universitária (ProExt).

"O desenvolvimento de novos produtos à base de pescado pode ser uma ótima alternativa para agregar valor comercial ao produto final e propiciar o aumento das possibilidades de mercado e, consequentemente, o consumo", aponta a professora Larissa.