Campus Laranjeiras do Sul realiza evento sobre “Manifestações e protestos no Brasil”

Publicado em: 25 de junho de 2015 08h06min / Atualizado em: 13 de janeiro de 2017 07h01min

Na próxima sexta-feira (26) acontece na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul uma mesa-redonda com a temática “Manifestações e protestos no Brasil: reflexões sobre política e economia”. A atividade acontece a partir das 18h30 no auditório do Bloco A e é voltada para acadêmicos da 1ª fase do curso de Ciências Econômicas e ao público em geral.

Conforme a organizadora do evento, Luciana Henrique da Silva, a proposta da mesa-redonda é “discutir as relações entre movimentos sociais e as transformações ocorridas nas formas de manifestação de rua a partir de 2013, analisando a atual conjuntura política e econômica nacional e internacional do neoliberalismo no Brasil. Além disso, pretende-se realizar uma comparação entre as diferentes reivindicações, formas de luta e posicionamento político acerca da conjuntura política e econômica nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e do Movimento Passe Livre e ainda, entender os conceitos de crise política e crise econômica e a relação entre estas e o conceito de neoliberalismo”.

Luciana destaca que “de maneira geral, a atividade pretende propiciar a compreensão acerca das manifestações e protestos no Brasil a partir da reforma e manutenção do capitalismo neoliberal e de seus impactos sobre os movimentos sociais”.

Na oportunidade também será realizado o lançamento do livro “Crises políticas e capitalismo neoliberal no Brasil”, de autoria do professor Danilo Martuscelli, da UFFS – Campus Chapecó.

 

Confira o cronograma da atividade

18h30 – abertura com o lançamento do Livro de Danilo Enrico Martuscelli “Crises políticas e capitalismo neoliberal no Brasil”

19h – O MPL e as manifestações e protestos no Brasil, por Leonardo Carvalho Cordeiro

19h30 – O MST e as manifestações e protestos no Brasil, por Antonio de Miranda

20h – Capitalismo neoliberal, crises políticas e manifestações de massa no Brasil, por Danilo Martuscelli

20h30 – Batalhas de rua: as manifestações e protestos sociais no Brasil e no Mundo, por Mariano Sanchez

21h – Questionamentos

22h – Considerações finais