Campus Laranjeiras do Sul realiza fórum sobre questão agrária e desenvolvimento

Publicado em: 25 de junho de 2014 08h06min / Atualizado em: 19 de janeiro de 2017 08h01min

Será realizado, na próxima quarta-feira (2), das 19h às 22h, o lançamento do "Fórum Permanente de Debate Científico e Ação Política: questão agrária e desenvolvimento", no auditório do Bloco A da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul. O fórum é um coletivo formado por professores, alunos, pesquisadores, servidores técnico-administrativos e lideranças de movimentos populares, o qual pretende debater o problema da concentração de terras no Brasil, no Paraná e na região da fronteira sul, e sua relação com o subdesenvolvimento. A participação é aberta a todos os membros da comunidade interna e externa da universidade que tenham interesse pelo tema.

O fórum permanente funcionará por meio de grupos de estudos e assembleias populares periódicas, para garantir a socialização dos conhecimentos culturais, científicos e políticos produzidos em conjunto sobre a temática questão agrária e desenvolvimento. Suas atividades têm caráter teórico e prático de acordo com os interesses de cada classe trabalhadora.

Entre os objetivos do coletivo estão promover e apoiar a relação entre universidade e comunidade regional, entre educação e trabalho e entre ciência e política, sob uma perspectiva emancipatória. O grupo também irá impulsionar a implantação de políticas públicas que atendam às necessidades dos trabalhadores da região e, ainda, realizará e acolherá demandas de pesquisas de relevância social, vinculadas à questão agrária e ao desenvolvimento regional.