Campus Laranjeiras do Sul realiza na próxima semana o seminário “A UFFS no acampamento”

Publicado em: 15 de maio de 2015 08h05min / Atualizado em: 03 de janeiro de 2017 15h01min

O Programa de Extensão “Questão Agrária e Desenvolvimento: A Educação Camponesa Classista” da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul, promove na próxima terça-feira (19) o Seminário “A UFFS no acampamento: desenvolvimento, questão agrária e formação classista”. O evento acontece no Acampamento Herdeiros da Terra de Primeiro de Maio, localizado no município de Rio Bonito do Iguaçu (PR), das 8h30 às 11h.

Conforme a professora Katia Seganfredo, “o Programa de Extensão tem por abrangência o território da Cantuquiriguaçu, principalmente os assentamentos Ireno Alves dos Santos, Marcos Freire, 10 de Maio e o Acampamento Herdeiros da Terra de Primeiro de Maio, localizados em Rio Bonito do Iguaçu. O objetivo do Programa é ampliar a relação da Universidade com a sociedade local a partir da socialização dos conhecimentos científicos, culturais e pedagógicos, frente às formas de organização política, social e produtiva dos camponeses, dando ênfase aos saberes sociais e às experiências produzidos por eles nos assentamentos e acampamentos de trabalhadores”.

Conforme Kátia, “o programa pretende realizar um conjunto de projetos constituídos por atividades teórico-práticas, conjugando estudos teóricos com atividades de campo de pesquisa, ensino e extensão, direcionadas para a apropriação dos determinantes históricos do desenvolvimento da questão agrária brasileira, a partir da realidade objetiva das condições de vida dos camponeses assentados e organizados na luta pela terra”. Katia ressalta que “a meta é oferecer formação para os trabalhadores camponeses das cerca de 3.000 famílias cadastradas no acampamento e a mais de 740 alunos e 100 educadores da Escola Itinerante Herdeiros da Terra Primeiro de Maio, que é a maior escola itinerante do Brasil”.

Coordenação

O Programa de Extensão é coordenado pelo professor doutor Gracialino da Silva Dias e tem como professores coordenadores dos projetos de extensão vinculados ao Programa os seguintes docentes: Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira, Marciane Maria Mendes, Fábio Pontarolo, Elemar do Nascimento Cezimbra, Luiz Carlos de Freitas, Alex Verderio, Ana Cristina Hammel e Vitor de Moraes.