Campus Laranjeiras do Sul realiza Seminário sobre rendimento acadêmico

Publicado em: 12 de agosto de 2016 08h08min / Atualizado em: 18 de janeiro de 2017 08h01min

O Programa de Extensão “Evasão e retenção na UFFS: subsídios para proposição de políticas institucionais de permanência discente e de formação docente" promoveu, na quinta-feira (11), um seminário sobre rendimento acadêmico. Durante a atividade, realizada na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, foram apresentados dados da retenção e evasão, os quais vêm sendo trabalhados desde 2015.

A coordenadora acadêmica, Katia Seganfredo, comenta que a discussão sobre a temática é promovida no Campus desde 2015, com levantamento de dados e socialização nos colegiados. Katia explica que “dentre as atividades desenvolvidas foram realizadas diversas reuniões de trabalho sobre: o levantamento e a análise de referências bibliográficas significativas para a compreensão e mapeamento dos fenômenos de evasão e retenção; a identificação dos dados já existentes e faltantes na base de dados da UFFS, relacionados à compreensão das principais condicionantes da evasão e retenção; e o mapeamento e conhecimento de políticas, ações e experiências de minimização dos fenômenos de evasão e retenção em Instituições de Ensino Superior. Também realizamos atividades junto com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)”.

Katia destaca que todos os professores foram convidados para participar do Seminário, em especial as coordenações de curso de Graduação. “É um momento muito importante, pois foram socializados e discutidos os dados referentes ao rendimento acadêmico no primeiro semestre de 2016. Foram apresentados os índices de retenção em cada curso de Graduação, as fases em que há maior índice, e, a partir desse debate, a ideia é que cada curso encaminhe, junto com o Colegiado, proposição de ações a fim de minimizar os índices”, finaliza.

Socialização das ações

Os encaminhamentos desse seminário e as estratégias adotadas pelo Campus serão socializados na sexta-feira (12) em reunião através de videoconferência com as equipes do Setor de Assuntos Estudantis, Núcleo de Apoio Pedagógico e coordenações acadêmicas de todos os campi, além da Diretoria de Organização Pedagógica (DOP).