Campus Laranjerias do Sul realiza o 1º Encontro Técnico da Cultura do Morangueiro
Evento teve participação de estudantes, agricultores e técnicos

Publicado em: 09 de novembro de 2017 00h11min / Atualizado em: 09 de novembro de 2017 16h11min

Na quarta-feira (8) foi realizado, na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, o 1º Encontro Técnico da Cultura do Morangueiro na região Cantuquiriguaçu. Durante o encontro foram abordados os principais temas sobre a cultura do morangueiro, além de outras informações que visam expandir o conhecimento na área de fruticultura. 



O Encontro foi prestigiado por estudantes, agricultores e técnicos da área. Dentre as atividades realizadas, os participantes puderam acompanhar as palestras “Adaptabilidade de cultivares de morangueiro na região”, ministrada pelo professor Juliano Tadeu Vilela de Resende, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), “Manejo orgânico da cultura do morango”, ministrada pela Engenheira Agrônoma Suélen Mazon, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e “Produção de mudas e melhoramento genético da cultura do morangueiro”, com o professor Leo Rufato, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).


Além das palestras, o evento possibilitou a participação em cinco minicursos:
- Agroindustrialização das frutas do morangueiro, com os professores Ernesto e Leda Quast, da UFFS;
- Fertirrigação do morangueiro, com a docente Cacea Maggi, da UFFS;
- Manejo e tratos culturais do morangueiro cultivado e forma orgânica, com o Engenheiro Agrônomo Leonardo Xavier, do Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (Ceagro);
- Manejo da cultura do morangueiro em substrato (semi-hidropônico), com o Engenheiro Agrônomo Julcimar Andre Bordignon, da Samo Fertilizantes;
- Manejo do morangueiro em túnel baixo, com a Engenheira Agrônoma Ana Paula Fernandes de Lima, da Bioagro Comercial Agropecuária.

 

Organização

O evento foi promovido pela UFFS e a Desenvolve Consultoria Júnior em parceria com a Prefeitura de Laranjeiras do Sul, Associação dos Engenheiros do Vale Piquiriguaçu, Sindicato Rural de Laranjeiras do Sul, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (Ceagro).