Cesar Muñoz Jimenez realiza palestra sobre educação integral em Laranjeiras do Sul

Publicado em: 22 de maio de 2014 08h05min / Atualizado em: 19 de janeiro de 2017 08h01min

Foi realizada ontem (21) a palestra "A participação imprescindível da infância, adolescência e juventude nos espaços/tempos educativos, na criação do novo", com Cesar Muñoz Jimenez, professor da Universidade de Barcelona, Espanha. A atividade foi organizada pelo curso de Especialização em Educação de Tempo Integral da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul e atraiu professores das redes públicas de Laranjeiras do Sul e Rio Bonito do Iguaçu.

Em sua palestra, Jimenez aborda a importância da educação em geral e, sobretudo, da educação das crianças. "Estamos passando por uma conjuntura originada por uma crise mundial. Essa crise, que é real, pode ser uma crise de crescimento, uma conjuntura do novo. O mais apaixonante dessa conjuntura é que ela se conecta com a infância porque, para fazer algo novo, é preciso partir quase do zero e o ser humano que tem mais capacidade para criar, fantasiar, imaginar, sonhar, e transformar tudo isso na vida cotidiana em algo concreto é a criança", explica o professor Jimenez.

Sua proposta é de uma participação mais ativa das crianças na tomada de decisões. "A criança é a que mais imprescindivelmente tem que opinar, dizer, falar, propor como deve ser o novo: a nova forma de educar, a nova forma de relacionar-se, a nova forma do adulto acreditar na infância, na criança", afirma o professor.

Debate

A palestra contou ainda com a participação de Elsio José Corá, diretor de Políticas de Graduação da Pró-reitoria de Graduação da UFFS, e Luiz Alexandre Oxley da Rocha, professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), como debatedores.

"Possibilitar à comunidade ouvir e debater junto é também construir o conhecimento, é também construir espaços de diálogos que tenham uma importância tanto de cunho acadêmico como também de desenvolvimento regional", aponta Corá.

Diversos professores da rede básica de ensino participaram das discussões interessados na temática da educação em tempo integral. "Eu vim com a perspectiva de contribuir para o meu crescimento profissional. A ênfase que se deu ao palestrante é muito boa, de que ele tem muito o que contribuir, principalmente no âmbito educacional, no quesito da educação integral, que é o que está aí, na proposta de todos os governos", aponta Eliane Ghizzy, professora da Escola Municipal Padre Gerson Galvino e do Centro Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora das Graças, em Laranjeiras do Sul.

Encontro de Educação em Tempo Integral

Priscila Ribeiro Ferreira, coordenadora da Especialização em Educação de Tempo Integral, explica que a vinda de Jimenez para Laranjeiras do Sul foi uma oportunidade que surgiu a partir do Encontro de Educação em Tempo Integral, que acontece em Pato Branco entre hoje (22) e amanhã (23) e que contará com a participação do professor da universidade espanhola. Esse encontro é realizado pelo curso de especialização em parceria com o Núcleo Regional de Educação.

O professor Luiz Alexandre Oxley da Rocha, debatedor na palestra desta quarta-feira em Laranjeiras do Sul, também irá palestrar no encontro de Pato Branco. Lá, ele irá falar sobre sua experiência na Universidade Federal do Espírito Santo na construção de um núcleo de estudos e pesquisas sobre a educação integral em jornada integral. "A ideia é de que a universidade, além de ofertar a formação inicial e a formação continuada de professores, possa servir também como um lugar de encontro das pessoas que estão pensando e produzindo conhecimento em torno da educação integral", aponta o docente.