Conheça os projetos que deram origem aos vídeos apresentados no INSP!
O Campus Laranjeiras do Sul foi representado no Concurso por dois vídeos: “Linhas de Campo Magnético” e “Resíduos Sólidos na Terra Indígena Rio das Cobras”

Publicado em: 13 de dezembro de 2018 09h12min / Atualizado em: 13 de dezembro de 2018 16h12min

Com a proposta de divulgar de maneira criativa os resultados das pesquisas desenvolvidas na UFFS, na última semana foram conhecidos os grandes vencedores do INSP! Interprete sua Pesquisa, com a premiação dos três vídeos mais votados pelo público. O Campus Laranjeiras do Sul foi representado por dois vídeos, “Linhas de Campo Magnético” e “Resíduos Sólidos na Terra Indígena Rio das Cobras”.

O primeiro vídeo faz parte dos resultados do Projeto de Iniciação Científica com o tema “O ensino de Física através de experimentos didáticos de baixo custo”, vinculado ao Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias. A pesquisa consiste em buscar alternativas para conectar o ensino de Física e Ciências e o conhecimento adquirido pelos alunos ao mundo cotidiano. É tendência que os professores se mostrem preocupados em introduzir experimentos nas disciplinas buscando facilitar a compreensão dos fenômenos da natureza, porém nem sempre há laboratórios e recursos financeiros para a realização de atividades experimentais. Assim, diante das dificuldades encontradas, é feita a proposta da elaboração e validação de experimentos que se utilizem de materiais de baixo custo, recicláveis ou até mesmo sucata, para a futura utilização destes em sala de aula, oficinas e outras atividades de ensino de Física.

O segundo vídeo, “Resíduos Sólidos na Terra Indígena Rio das Cobras”, trata dos resultados de uma dissertação, do Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. A pesquisa analisa a geração e o destino de resíduos domésticos pelas famílias indígenas na Terra Indígena Rio das Cobras, no município de Nova Laranjeiras - Paraná. Para isso buscou-se quantificar, classificar e tipificar a produção de resíduos sólidos; identificar o destino dado aos resíduos sólidos domésticos produzidos nas aldeias; e entender a percepção indígena sobre o lixo e meio ambiente. Evidenciou-se certa resistência inicial a mudanças de hábitos, em relação ao processo de separação e consequentemente o encaminhamento dos materiais separados para a coleta seletiva. Dentro deste contexto, foi identificada a necessidade de se implantar ações de Educação Ambiental para possibilitar a minimização dos problemas e o direcionamento para a discussão sob a ótica do planejamento local.

Participação no INSP!

Claudio Clauderson Xavier, estudante e um dos idealizadores do vídeo “Linhas de Campo Magnético”, relata sua experiência ao participar do concurso: “essa ação permite a divulgação do trabalho de pesquisa que realizamos, abrangendo um maior público ao ser disponibilizado para a comunidade em geral”. Daniele Guerra da Silva, servidora técnico-administrativa e também idealizadora do vídeo, comenta que a “prática de elaboração de vídeos já vem sendo realizada pelo projeto, na confecção de materiais didáticos relacionados a experimentos de Física com materiais de baixo custo. A docente Vivian de Menezes, coordenadora do projeto, ressalta que “os projetos apresentados no INSP! representam potenciais motivadores nos processos de ensino-aprendizagem e auxiliam a consolidar uma aprendizagem mais significativa dos assuntos abordados. A oportunidade de divulgação científica dos resultados do nosso projeto contribui para a popularização da Física”.

Para Ilda Cornélio, idealizadora do vídeo “Resíduos Sólidos na Terra Indígena Rio das Cobras”, participar do concurso foi “uma experiência única, pois nunca havia pensado em produzir um vídeo. Apesar de não termos vencido, fiquei muito feliz em participar e principalmente poder mostrar a realidade de minha comunidade, em uma questão que muito me preocupa, o meio ambiente em que vivemos”.