Curso de Agronomia do Campus Laranjeiras do Sul mantém conceito 4 em avaliação do MEC
O curso obteve conceito quatro em uma escala que varia de um a cinco

Publicado em: 18 de agosto de 2017 14h08min / Atualizado em: 18 de agosto de 2017 15h08min

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta semana, o relatório da avaliação para renovação de reconhecimento do Curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul. Em uma escala que varia de um a cinco, o curso obteve conceito quatro.

A avaliação é baseada em mais de sessenta itens agrupados em três aspectos: infraestrutura, corpo docente e organização didático-pedagógica. O conceito final é a média das notas atribuídas a cada uma dessas dimensões. A portaria de renovação do reconhecimento deverá ser publicada pelo MEC nos próximos meses.

A comissão do MEC, que esteve em Laranjeiras do Sul nos dias 10 e 11 de agosto, destacou no relatório a excelência dos docentes que atuam no curso, nos quesitos titulação acadêmica e experiência profissional. Outro quesito destacado na avaliação foi o atendimento das demandas de natureza econômica, social, cultural, política e ambiental da região pela formação profissional ofertada pelo curso.

Perfil do curso

O curso tem como propósito formar agrônomos com uma visão interdisciplinar do seu campo de conhecimento, possibilitando a interação com outros profissionais das mais diversas áreas do conhecimento. Assim, o curso contribuirá na formação de profissionais para atuar nos diferentes segmentos da agricultura, da pecuária e do meio ambiente, e que também sejam capazes de promover o manejo sustentável e a recuperação de ecossistemas e agroecossistemas, bem como a conservação e preservação dos recursos naturais.

O curso tem como ênfase a Agroecologia, ciência com raízes em métodos e práticas tradicionais de manejo produtivo dos ecossistemas pelas populações camponesas, que se baseiam na valorização dos recursos naturais disponíveis em cada localidade.