Curso de Pedagogia inicia atividades no Campus Laranjeiras do Sul
Curso desperta expectativas nos novos acadêmicos

Assessoria de Comunicação do Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 22 de março de 2018 10h03min / Atualizado em: 22 de março de 2018 22h03min

Comprometida com a oferta de Ensino Superior público e de qualidade, a UFFS – Campus Laranjeiras do Sul oferece, a partir do primeiro semestre de 2018, mais uma opção de formação superior: a Graduação em Pedagogia – Licenciatura, que oferta 50 vagas anualmente.

O objetivo do curso é formar professores para atuação na docência na Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, cursos de Ensino Médio na modalidade Normal, na Educação de Jovens e Adultos e para a gestão, apoio e organização do trabalho pedagógico escolar, em cursos de Educação Profissional e nos espaços formativos da educação não formal e da educação popular, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

A Graduação em Pedagogia pretende formar profissionais capazes de implementar adaptações e ressignificações dos currículos e das práticas de ensino a cada uma das etapas de modalidade da educação na qual atuam a partir da compreensão do universo, das causas e dos contextos sociais e institucionais que configuram situações específicas de aprendizagem. 

A oferta do curso foi possível a partir de estudo desenvolvido por Grupo de Trabalho (GT) formado por professores do Campus. Conforme explica a diretora do Campus Laranjeiras do Sul, Janete Stofflel, “o GT estudou a viabilidade da instalação do curso sem necessitar a contratação de novos professores, contando exclusivamente com o trabalho dos professores que já atuavam no Campus, especialmente, nos cursos de Licenciatura”.

As atividades letivas do curso iniciaram no dia 5 de março, com ocupação máxima das vagas ofertadas. Conforme explica Janete, “foram oferecidas, através do SiSU, 50 vagas para o curso e todas foram preenchidas”.


Expectativas dos acadêmicos

A estudante Gabrielle Klein Silva comenta que escolheu o curso pois sempre teve o sonho de ser docente. “Na minha família minha avó, mãe e tias são professoras. A oferta do curso pela UFFS em Laranjeiras do Sul favoreceu minha escolha, pois não queria me distanciar da família para estudar. Fiquei muito feliz com a aprovação, tenho certeza que a UFFS é uma ótima Universidade e que me possibilitará uma excelente formação”.

A acadêmica Larissa de Araujo de Oliveira também revela o desejo em seguir a carreira docente. Sobre a expectativa em relação ao curso Larissa comenta “espero que a UFFS possibilite uma boa formação e que eu possa agregar muitos conhecimentos, para que um dia consiga ajudar outras pessoas”.

Renata Lemes Moro, que também é estudante do curso de Pedagogia, revela “escolhi cursar a Graduação na UFFS pois sei que a Instituição tem muita qualidade, tendo em vista que recentemente foi classificada entre as 4 melhores do Sul do país. Espero aprender muito ao longo da graduação e me tornar uma excelente profissional”. A acadêmica Carolina Florencio comenta que a graduação na UFFS é uma oportunidade, para ela “a aprovação na UFFS foi uma porta que se abriu, espero ter muito sucesso no curso”.

PPC

O Projeto Pedagógico do Curso, que é a ferramenta que estabelece as diretrizes pedagógicas responsáveis pela formação dos futuros profissionais, foi aprovado pela Câmara de Graduação e Assuntos Estudantis do Conselho Universitário (Consuni) no final de fevereiro.

No PPC estão apresentadas, desde a justificativa de existência do curso, ao perfil do egresso que é pretendido, os objetivos do curso, a grade curricular, as estratégias de interação entre a Pesquisa, Ensino e Extensão, além das estruturas física e humana do Curso de Pedagogia, entre outros.

O documento pode ser consultado na página do curso no site da UFFS. Nele estão disponíveis mais informações sobre a oferta do curso de Pedagogia.

Atos normativos relacionados: