Engenharia de Aquicultura do Campus Laranjeiras do Sul faz análise de peixes de parque municipal

Publicado em: 02 de maio de 2014 08h05min / Atualizado em: 03 de janeiro de 2017 12h01min

Na última sexta-feira (25), dez alunos do curso de Engenharia de Aquicultura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, acompanhados pelos professores Carlos José Raupp Ramos e Silvia Romão, e também pela médica veterinária da Secretaria de Agricultura da Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul, Amábile Trento, realizaram uma análise ictioparasitológica em peixes do Parque do Lago, em Laranjeiras do Sul. A análise foi solicitada pela prefeitura municipal para verificar se os peixes do lago estão em condições próprias para o consumo.

No dia 24 foram capturadas com rede de pesca sete tilápias. Os peixes foram congelados e, no dia seguinte, levados para análise no laboratório de aquicultura da UFFS. Sob a coordenação do professor Ramos, os peixes foram mergulhados em solução salina e, enquanto ocorria o descongelamento, os estudantes fizeram uma análise visual. Os locais observados foram a base das nadadeiras, pupila, boca, opérculo, brânquias e muco.

A coleta de material iniciou com raspagem de muco e preparação da lâmina para visualização microscópica. Também foi realizada uma raspagem das brânquias para preparação de lâminas. Através de um bisturi houve a retirada dos olhos, brânquias, nadadeiras, órgãos e conteúdo estomacal e intestinal para análise macroscópica e microscópica. A análise ictioparasitológica durou cerca de quatro horas.

A atividade estava ligada à disciplina de Ictioparasitologia, ministrada pelo professor Ramos, e ao projeto de extensão "Identificação e Organização do Sistema Produtivo de Piscicultores da Região de Laranjeiras do Sul: aspectos associados ao manejo, monitoramento ambiental, controle sanitário e controle do sistema de produção", coordenado pela professora Silvia Romão.

"Este tipo de atividade é altamente importante para a formação dos acadêmicos de Engenharia de Aquicultura, sendo que alia a prática pedagógica para uma melhor formação do profissional, dando ênfase à sanidade de organismos aquáticos", afirma o professor Ramos.

A análise constatou que os peixes estão em condições saudáveis para o consumo. Sinal verde para que a prefeitura municipal de Laranjeiras do Sul pudesse promover ontem (1º) a 1ª Pesca Municipal Amadora no Parque do Lago em comemoração ao Dia do Trabalhador.