Estudantes de Ciências Econômicas do Campus Laranjeiras do Sul vencem Torneio Paranaense de Economia

Publicado em: 27 de junho de 2016 08h06min / Atualizado em: 18 de janeiro de 2017 07h01min

Esforço, dedicação, treino e busca de informações. Essa foi a receita utilizada pelos estudantes Indiane Witcel Rubenich e Marcio Rodrigo de Oliveira, da nona fase do curso de Ciências Econômicas da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, para conquistarem o primeiro lugar na 6ª edição do Torneio Paranaense de Economia, o qual aconteceu nos dias 24 e 25 de junho, em Foz do Iguaçu (PR).

O evento é promovido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (CORECON/PR). O Torneio é uma competição de caráter educacional, na qual participam estudantes dos cursos de Ciências Econômicas ofertados no Paraná. Entre os desafios está o de desenvolver e aplicar conceitos, conciliando a prática com a teoria, possibilitando que os participantes simulem a administração restrita de variáveis macroeconômicas.

Esta não é a primeira vez que estudantes da UFFS destacam-se nessa competição. Em 2014, outra dupla obteve a quarta colocação e no ano de 2015 alcançaram a segunda posição. Neste ano, participaram da sexta edição estudantes de Ciências Econômicas de 13 instituições de ensino localizadas no estado. Com o título de campeões paranaenses, Indiane e Márcio conquistaram a vaga para representar o Paraná na VI Gincana Nacional de Economia, a qual será realizada nos dias 31 de agosto, 1º e 2 de setembro, na cidade de Natal (RN).

Indiane Rubenich relata como a equipe preparou-se para o evento e de como obtiveram apoio das estudantes que haviam representado a UFFS nas edições de 2014 e 2015: “inicialmente baixamos o jogo em nossos computadores e treinamos individualmente e, depois, juntos, nos laboratórios da UFFS. Foram duas semanas treinando quase todos os dias por, pelo menos, duas horas”. Além disso, conta a estudante, “o incentivo dos amigos e também o nosso desempenho durante o curso, aliado a um pouco de sorte, resultou nessa conquista”.

Já Márcio de Oliveira cita a colaboração das estudantes Renata e Gláucia, vice-campeãs do Torneio em 2014, pelo auxílio. “A contribuição delas no treinamento e a ajuda na criação de estratégias de jogo também foi muito importante”, lembra o estudante, destacando que “a qualidade do ensino ofertado pela UFFS foi determinante para a conquista, aliado a um pouco de 'sorte', já que se trata de um jogo de cartas. A combinação de uma boa estratégia com cartas boas favoreceu nosso jogo. Enfim, foi uma combinação desses fatores”.