Estudantes e docentes do Campus Laranjeiras do Sul participam de encontro da Rede Ecovida

Publicado em: 24 de abril de 2015 08h04min / Atualizado em: 18 de janeiro de 2017 09h01min

Entre os dias 20 e 22 de abril, estudantes e professores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) do Campus Laranjeiras do Sul participaram do IX Encontro Ampliado da Rede Ecovida de Agroecologia, realizado na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR). O evento teve em sua programação oficinas, seminários, encontros temáticos, apresentações culturais e a Feira de Saberes e Sabores. Os estudantes, além de participarem do encontro, também auxiliaram na organização e ministraram oficinas. O encontro reuniu aproximadamente 1.500 pessoas entre agricultores ligados à Rede Ecovida e visitantes, inclusive de outros países.

Conforme o professor Julian Cassarino, “participaram do encontro estudantes vinculados ao Grupo de Estudos e Extensão em Comercialização e Agroecologia (Geeca) e outros alunos que tiveram interesse em participar. Esses alunos se envolveram diretamente em três atividades. A primeira foi o apoio na organização do encontro, desde preparar a feira, os espaços, distribuir o público nas oficinas, entre outras atividades necessárias. A segunda foi a oferta da oficina 'Grupos de Compras Coletivas de Produtos Ecológicos: a experiência da UFFS', na qual eles relataram a experiência do grupo existente aqui na UFFS. Essa oficina teve a participação de aproximadamente 20 pessoas, inclusive pessoas de outros países da América Latina e de outras universidades. A terceira atividade foi o auxílio na sistematização de alguns dos seminários. Os estudantes fizeram o relato escrito desses seminários e posteriormente a sistematização foi apresentada na plenária final”.

Ainda segundo Cassarino, o objetivo era que os alunos se aproximassem mais da Agroecologia, conhecessem as pessoas ligadas à rede, participassem de fato do evento. Para o docente “o encontro da Rede Ecovida é muito importante, embora não seja um evento acadêmico. Trata-se de um evento que reúne a maior rede de agricultores ecologistas do Sul do Brasil, no qual é possível conhecer os agricultores que estão trabalhando, as novidades em termos de produção, comercialização, certificação e, ainda, estabelecer contatos para fazer trabalhos de extensão e de pesquisa, enfim, é um encontro para a troca de experiências”.

Encontro da Juventude da Rede Ecovida

Dos acadêmicos da UFFS que participaram, dois ficaram na Coordenação da Juventude da Rede Ecovida e organizarão para o próximo ano o Encontro da Juventude da Rede Ecovida, que terá sua primeira reunião realizada na UFFS em Laranjeiras do Sul e será promovido, possivelmente, na cidade de Florianópolis (SC).

Oficina de Sementes

A camponesa e estudante do mestrado ofertado na UFFS em Laranjeiras do Sul, Ana Cláudia Rauber, ministrou uma oficina sobre Resgate e Conservação das Sementes Crioulas e Agrobiodiversidade em parceria com sua colega de mestrado Gabriela Canosa e com a participação, também, de dois agricultores de São João do Triunfo (PR). Segundo Ana, foi uma experiência muito produtiva, “o maior aprendizado obtido foi a interação e o diálogo de saberes com outros agricultores que também são 'guardiões de sementes'. Houve a troca de experiência e conhecimentos com os demais agricultores. Além disso, tivemos a experiência de falar e repassar conhecimento para haitianos presentes no evento”.