Formatura da primeira turma de Ciências Econômicas da UFFS Laranjeiras do Sul acontece neste sábado

Publicado em: 13 de março de 2014 08h03min / Atualizado em: 03 de janeiro de 2017 12h01min

Os 16 formandos da primeira turma do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul colarão grau no próximo sábado (15), às 18h30, no Cine Teatro Iguaçu, em Laranjeiras do Sul. Essa é também a primeira formatura com solenidade da UFFS.

A solenidade de colação de grau é ­aberta à comunidade e contará com a presença do reitor, Jaime Giolo, do primeiro reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, do diretor do Campus Laranjeiras do Sul, Paulo Mayer, da coordenadora do curso de Ciências Econômicas, Janete Stoffel, além de professores e outros membros da comunidade acadêmica, amigos e familiares dos formandos.

Para a coordenadora do curso, esse momento é de muita importância tanto para a Universidade quanto para a comunidade. "Temos uma grande expectativa pela contribuição que esses economistas podem trazer para Laranjeiras do Sul e região, uma vez que, ao longo dos últimos quatro anos, eles foram preparados para compreender o desenvolvimento regional em diversas dimensões, e, com isso, participar ativamente da construção de uma sociedade mais justa", afirma Janete.

O curso de Ciências Econômicas

O objetivo geral do curso é formar profissionais capacitados a compreender o desenvolvimento regional em seus aspectos econômicos, sociais, políticos e ambientais. No curso, os alunos desenvolvem também competências e habilidades para a análise de problemas socioeconômicos, permitindo a proposição de ações de desenvolvimento sustentável, gestão agroindustrial e cooperativismo, principalmente em contexto regional.

Inicialmente, o curso de Ciências Econômicas foi ofertado como Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial (DRGA). Mas, com o passar do tempo, houve a necessidade de repensá-lo em função do perfil do egresso, dos objetivos do curso, da carreira profissional, além de outros questionamentos que surgiram no contexto de um curso novo, em uma universidade nova.

Surgiu então a possibilidade de fazer a adaptação para um curso de graduação já existente. Assim, após discussões entre reitoria, pró-reitoria de graduação, coordenação de curso e professores do colegiado, foi definido que o curso deveria ser alterado, desde que com a concordância dos acadêmicos que cursavam DRGA.

Todos os acadêmicos aceitaram a migração, que ocorreu de forma plena e tranquila. "A transição de um curso para o outro ocorreu a partir da definição dos acadêmicos em conjunto com os docentes do curso e amparados pelas expectativas dos movimentos envolvidos com a universidade. A opção pelo curso de Ciências Econômicas decorreu da possibilidade de que, nessa formação, fosse possível manter as ênfases de cooperativismo e desenvolvimento, sendo que a área do desenvolvimento é uma daquelas que perpassa a formação dos economistas. Assim, a escolha pelo curso permitiu a manutenção das aspirações da região por profissionais cujo envolvimento seja com as melhorias das condições de vida de todos", aponta Janete Stoffel, coordenadora do curso.

Os alunos que agora se formam economistas, com linha de formação em Desenvolvimento e Cooperativismo, saem da UFFS com um perfil profissional que abrange capacidade e competência na formulação e execução de políticas de desenvolvimento, no apoio técnico e na gestão de redes sociotécnicas regionais e de empreendimentos cooperativos. Além disso, o egresso terá um perfil de preocupação e cuidado com a sustentabilidade ambiental e sociocultural das atividades econômicas regionais.

Diversas são as possibilidades de atuação desses profissionais, inserindo-se no setor público, privado ou em organizações, como cooperativas e entidades do terceiro setor. Algumas das áreas em que os economistas podem atuar são: consultoria a municípios (planos diretores); elaboração de projetos de viabilidade econômica; elaboração de planos de negócios; orientação financeira; pesquisa e estudos mercadológicos; planejamento e políticas públicas; planejamento empresarial, estratégico, tático e operacional; assessoria a entidades empresariais e profissionais; assessoria de gestão nas áreas pública e privada; elaboração de projetos para obtenção de financiamentos; gerência econômica e financeira.

Serviço

A formatura da primeira turma do curso de Ciências Econômicas da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul acontece no próximo sábado (15), às 18h30, no Cine Teatro Iguaçu, localizado na Rua Manoel Ribas, 1819, Centro, em Laranjeiras do Sul. Não é necessário convite para acompanhar a solenidade.