Gaudêncio Frigotto realiza palestra em Laranjeiras do Sul

Publicado em: 08 de março de 2016 08h03min / Atualizado em: 18 de janeiro de 2017 11h01min

O Cine Teatro Iguassu de Laranjeiras do Sul foi palco da palestra “Desafios da educação pública no contexto do desenvolvimento regional: implicações no trabalho docente”, ministrada pelo professor Gaudêncio Frigotto. O evento, realizado na noite da última segunda-feira (07) foi promovido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul.

A palestra, que foi proposta e organizada pela Coordenação Acadêmica e pelo Núcleo de Apoio Pedagógico do Campus Laranjeiras do Sul, contou com a participação de membros da comunidade acadêmica e regional, especialmente professores das redes privada e pública – municipal e estadual.

Conforme Gaudêncio Frigotto a discussão desse tema é muito importante,“esse tema é central porque articula duas dimensões que acompanham a humanidade. Há um pensador brasileiro, Leandro Konder, que diz que todas as pessoas comem e, para comer, têm que produzir e, para produzir, têm que trabalhar. Então é necessário desenvolver, avançar, e não há sociedade que não se preocupe em passar para as novas gerações os conhecimentos que elas adquiriram. Não há sociedade sem produção, sem desenvolvimento e sem trabalho e não há sociedade sem educação”.

Em sua apresentação Frigotto abordou a importância de recuperar o sentido da educação, especialmente a básica, como um direito social e individual subjetivo e a importância de recuperar o sentido da educação pública, universal, laica, gratuita e igualitária. Além de discutir sobre onde estão os nossos desafios na sociedade e na educação.

A pedagoga Eliete Zuchinali relata que já teve acesso às publicações do professor Frigotto e comenta que “essa é uma grande oportunidade de aprimorar o conhecimento e conhecer um pouco mais do pensamento do professor”.

Terezinha Rocha, pedagoga na rede estadual de ensino, fala sobre a sua motivação para assistir a palestra. “O professor Frigotto é um pensador da educação que nos motiva a buscarmos constantemente atualização profissional. Enquanto professores e pedagogos, precisamos buscar sempre o conhecimento e inovar nossas práticas pedagógicas. Participar de uma palestra como esta é um privilégio, pois são poucas as oportunidades para assistirmos eventos deste nível. Certamente, transformarei os conhecimentos apresentados em práticas pedagógicas. Parabenizo a UFFS pela iniciativa e por oferecer gratuitamente a palestra” finaliza Terezinha.