Grupo de Compras Coletivas de Orgânicos é lançado no Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 09 de junho de 2014 08h06min / Atualizado em: 19 de janeiro de 2017 08h01min

Na última quinta-feira (05), o Grupo de Estudos e Extensão em Comercialização e Agroecologia (Geeca) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul realizou o lançamento do grupo de compras coletivas de alimentos orgânicos da UFFS. Na ocasião, foram entregues os primeiros pedidos realizados pelo grupo de consumidores. O lançamento contou também com a primeira apresentação do Coral da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul e a exibição do filme “O Veneno está na Mesa 2”.

Fazem parte do grupo de compras professores, técnico-administrativos, terceirizados e estudantes. A iniciativa pretende contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar e camponesa no Paraná e para a preservação e recuperação dos ecossistemas, além de incentivar o consumo de alimentos sem agrotóxicos.

“Esta é uma iniciativa importante dos professores e alunos junto com os agricultores. Acho que é fundamental e é uma tendência em muitos lugares, não só aqui no Brasil, mas em outros países também”, aponta o professor Elemar do Nascimento Cezimbra, que participa do grupo como consumidor. “Acredito que mais agricultores e mais consumidores venham a se integrar. Então, além de continuar com a compra direta, este pode ser o embrião de uma futura cooperativa de consumidores”, opina o docente.

Para a técnica em assuntos educacionais Gabriela Ribeiro Cardoso, que também participa do grupo como consumidora, a iniciativa contribui para uma reflexão sobre a qualidade da alimentação. “Acho que o grupo de compras vai contribuir para uma preocupação com uma alimentação mais saudável aqui dentro da própria universidade. Considero bem importante que dentro da universidade se consumam alimentos com mais qualidade e que também estão relacionados a várias cooperativas agroecológicas”, aponta a servidora.

Jéssica Taís Gebauer, aluna do curso de Agronomia, participa da organização do grupo de compras coletivas desde o início. Ela é bolsista do projeto de extensão “Estruturação e articulação de ações de comercialização alternativa de alimentos ecológicos nos núcleos regionais Luta Camponesa e Monge João Maria da Rede Ecovida de Agroecologia”, coordenado pelo professor Tiago da Costa. Para Jéssica, a experiência na extensão contribui com sua futura vida profissional. “A minha função dentro deste grupo é mais o contato com os produtores, então eu vou conhecendo, tendo contato com os produtores, que é depois com quem eu vou trabalhar. Acho que é legal ter esse tipo de conhecimento”, opina a estudante.

Para a aluna da 1ª fase do curso de Ciências Econômicas Isabel Cristina de Sá, a proposta do grupo de compras coletivas congrega alunos e professores em uma iniciativa social. “Acho que o projeto surgiu devido ao próprio papel da universidade, que tem essa parte mais social, ligada à agricultura e ao orgânico. É um projeto bem diferenciado porque reúne diversos grupos e conta com o empenho dos alunos na organização”, afirma a acadêmica.

O grupo de compras coletivas reúne atualmente seis fornecedores, localizados em Laranjeiras do Sul, Rio Bonito do Iguaçu, Guarapuava, Bocaiúva do Sul e Vale do Ribeira.