Grupo de Estudos do Campus Laranjeiras do Sul participou do V Festival de Gastronomia Orgânica

Publicado em: 22 de outubro de 2014 07h10min / Atualizado em: 19 de janeiro de 2017 07h01min

O Grupo de Estudos e Extensão em Comercialização em Agroecologia (Geeca) do Campus Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) participou, entre os dias 17 e 19 de outubro, do V Festival de Gastronomia Orgânica de São Paulo, na cidade de Parque da Água Branca/SP.

O Geeca auxiliou na organização do estande da Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia (Aopa). Além disso, contribuiu com o transporte de pessoas que fizeram parte da equipe que trabalhou e montou o estande e, ainda, na logística necessária para a participação no evento.

Conforme o coordenador do grupo de estudos, Tiago da Costa, “o Geeca acompanha as atividades da Rede Ecovida de Agroecologia, que atualmente congrega os três estados do sul do Brasil, e uma das iniciativas apoiada pela Rede é o circuito de comercialização de produtos agroecológicos, que tem como uma de suas ações a expansão da sua atuação para o mercado de São Paulo. Neste sentido, a participação no festival foi uma oportunidade para realizar reuniões visando criar um ponto de abastecimento da Rede Ecovida em São Paulo. Além disso, possibilitou a comercialização de produtos da Rede”.

Segundo o professor, “a aproximação com os produtores e com os gestores da Rede Ecovida é uma experiência muito importante para o grupo. Outro ponto de destaque foi conhecer a estrutura do comércio de produtos orgânicos e ecológicos de São Paulo e região. A partir disso, o grupo relacionou produtos comercializados na feira, fornecedores, preços e iniciativas de comercialização de diversos produtos. A ideia é que parte desses fornecedores contatados possam fornecer produtos para o grupo de compras coletivas de Laranjeiras do Sul”.

O Festival

O Festival de Gastronomia Orgânica de São Paulo é um evento que busca apresentar inovações no setor de alimentação e gastronomia, propondo que a população adote hábitos mais saudáveis. Além disso, tem a missão de promover e divulgar a produção ecológica de alimentos, disponibilizando informação e difundindo práticas de consumo sustentáveis e que fortalecem o comércio justo e solidário.