Grupos de estudos sobre os 150 anos da primeira AIT reúnem-se dia 14 em Laranjeiras do Sul

Publicado em: 11 de junho de 2014 08h06min / Atualizado em: 19 de janeiro de 2017 08h01min

No próximo sábado (14), será realizado o primeiro encontro centralizado dos grupos de estudos da Jornada de Rememorização dos 150 Anos da Primeira Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT). A iniciativa é do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul. O encontro é aberto a novos integrantes interessados em participar desses grupos. A temática dos debates será "A educação popular e a organização atual da classe trabalhadora". O encontro acontece das 8h às 12h na Unidade Unicentro da UFFS, na sala 1.

"O objetivo desta jornada é proporcionar embasamento teórico para todas as pessoas que se interessam em compreender a realidade e, sobretudo, atuar sobre ela para transformá-la", define o professor Luiz Carlos de Freitas, um dos coordenadores das atividades.

Os debates nos grupos de estudos iniciaram em 11 de abril. Desde então, foram realizadas reuniões para leitura e debates de textos históricos sobre a AIT, seus objetivos e sua influência nas lutas dos trabalhadores em todo o mundo.

"Além deste debate, os encontros centralizados também servem para tirar dúvidas que eventualmente tenham surgido nas discussões dos pequenos grupos, tanto do conteúdo como da organização, para avaliarmos os trabalhos e darmos encaminhamentos", explica Freitas.

Até setembro deste ano ocorrerão mais dois encontros centralizados dos grupos de estudos. A Jornada de Rememorização dos 150 Anos da Primeira AIT culminará em um evento de encerramento, que será realizado de 25 a 27 de setembro, reunindo estudantes, professores, militantes sociais e pesquisadores de diversas regiões do Paraná e de outros estados. O evento final contará com mesas de debates e apresentação dos estudos feitos nos grupos.