III Encontro dos Grupos de Pesquisa em Educação do Campo da Região Sul
Evento reunirá pesquisadores da UFFS, da UFPR e da UFSC

Publicado em: 10 de novembro de 2017 08h11min / Atualizado em: 10 de novembro de 2017 10h11min

Na próxima semana, entre os dias 13 e 15 de novembro, acontece na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul a terceira edição do Encontro dos Grupos de Pesquisa em Educação do Campo da Região Sul. A atividade constitui-se como importante espaço coletivo de estudo, pesquisa e articulação entre pesquisadores de diferentes Universidades do Sul do Brasil, tendo por foco a formação de professores em diálogo direto com a luta por uma Educação do Campo.

Durante as atividades, na quarta-feira (14), acontece uma conferência aberta a toda comunidade acadêmica e regional, intitulada “Relações entre o desenvolvimento humano e educação escolar”, que será conduzida pelo Professor Newton Duarte, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A Conferência ocorre a partir das 9h no Auditório do Bloco A do Campus Laranjeiras do Sul.

Segundo Roberto Finatto, coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Cooperação e Agroecologia (GECCA) da UFFS, “o evento é construído coletivamente pelos grupos participantes e visa o estudo, a reflexão e a proposição de ações, sobretudo relacionadas à pesquisa sobre Educação do Campo. Neste terceiro encontro, o estudo será sobre a contribuição do Materialismo Histórico e Dialético enquanto método de pesquisa em educação. O evento conta com atividades específicas para os integrantes dos grupos de pesquisa e abertas à comunidade regional”.

A constituição e articulação deste coletivo teve seu início no III Seminário Nacional: O MST e a Pesquisa; ocorrido na Escola Nacional Florestan Fernandes – ENFF, em maio de 2014. A partir deste esforço coletivo, organizou-se em agosto de 2016 o primeiro Encontro de Grupos de Pesquisa em Educação do Campo da Região Sul na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Já em março de 2017, ocorreu a segunda edição do Encontro, realizado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Litoral.

Articulação em Rede

No processo de Articulação em Rede foram constituídos o Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Cooperação e Agroecologia (GECCA-UFFS); o Núcleo de Pesquisa em Educação: Campo, Trabalho, Práxis e Questão Agrária (NALUTA-UFPR) e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Escola do Campo e Agroecologia (GECA-UFSC).

Na esfera do trabalho coletivo, os três Grupos de Pesquisa, fundados na teoria crítica do conhecimento e na práxis social, colocam-se na perspectiva do desenvolvimento de estudos e pesquisas acerca da formação inicial e continuada de professores, destacando-se as análises e as conexões entre Escola, Educação do Campo, Cooperação Popular, Agroecologia, Trabalho, Práxis, Questão Agrária, Dinâmicas Territoriais e Movimentos Sociais.