Interdisciplinar em Educação do Campo é avaliado com conceito de excelência pelo MEC

Publicado em: 23 de setembro de 2015 08h09min / Atualizado em: 03 de janeiro de 2017 11h01min

O Curso Interdisciplinar em Educação no Campo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul é mais um curso da Instituição a receber conceito 5 em avaliação para reconhecimento de curso feita pelo Ministério da Educação (MEC).

A avaliação é feita com base em mais de 60 itens agrupados em três dimensões: infraestrutura, corpo docente e organização didático-pedagógica. Cada dimensão recebe um conceito, que varia entre um e cinco.

A diretora do Campus, Janete Stoffel, comentou que o resultado é muito positivo para a região e “foi possível a partir do trabalho, dedicação e empenho da coordenação do curso, dos docentes, dos servidores técnico-administrativos e também dos acadêmicos. O resultado aponta que se trata de um curso de excelência e é nesse sentido que vamos trabalhar para que ele seja sempre melhor”.

A Comissão de Avaliação in loco esteve no Campus entre os dias 10 e 11 de setembro e realizou a leitura e a análise da documentação apresentada pela UFFS, organizou reuniões com dirigentes, corpo docente e discente, além de visitar espaços acadêmicos, como salas de aula, biblioteca, laboratórios, secretarias e coordenações.

O curso

O curso é ofertado na modalidade presencial, com duração de 9 semestres (4,5 anos) e carga horária total de 3.405 horas. Oferece, em processo seletivo anual, 60 vagas. O curso pretende formar profissionais da educação comprometidos com o desenvolvimento educacional, cultural, social e econômico, bem como docentes qualificados para atuar na docência prioritariamente em escolas do campo na(s) área(a) de formação proporcionada(s) pelo curso, capacitados para promover a gestão de processos educativos escolares e não escolares no/do campo e capazes de iniciativas que promovam e qualifiquem o processo educacional de modo geral e do campo, fortalecendo a relação entre o ensino das ciências da natureza e da matemática e o contexto (físico, geográfico, cultural e econômico) do campo brasileiro.