Interdisciplinar em Educação do Campo promove seminário nos dias 21 e 22 em Laranjeiras do Sul

Publicado em: 14 de agosto de 2014 08h08min / Atualizado em: 19 de janeiro de 2017 08h01min

Nos dias 21 e 22 de agosto acontece na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul o seminário Centro de Educação do Campo (Cecampo). O evento é promovido pelo curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas – Licenciatura e tem a finalidade de discutir a implantação do Centro de Educação do Campo na UFFS. As atividades serão realizadas no auditório do Bloco A do Campus Laranjeiras do Sul. A participação no seminário é aberta à comunidade.

Para Andrea Francine Batista, coordenadora do curso de Educação do Campo e responsável pela organização do seminário, “o objetivo é discutir coletivamente a implementação do Cecampo a fim de garantir o acesso dos sujeitos do campo aos diferentes cursos de graduação, pós-graduação, cursos de qualificação profissional e formação política a partir da metodologia da alternância”.

O evento busca discutir ainda os princípios filosóficos, pedagógicos e metodológicos da educação do campo e as políticas públicas e programas voltados à educação do campo, além de abordar os modelos de desenvolvimento no campo, o papel da universidade popular e a relação com o desenvolvimento regional e, por fim, discutir os desafios e as possibilidades no processo de implementação do Centro de Educação do Campo.

Cecampo

O Centro de Educação do Campo se constitui como espaço de formação dos indígenas, camponeses e agricultores familiares assegurando o acesso à educação superior, a qualificação profissional nas diversas áreas e a inclusão social, tendo como foco o ensino, a pesquisa e a extensão em consonância com um projeto de desenvolvimento social e sustentável do campo.

A estrutura física e pedagógica permite a existência dos cursos em regime de alternância, possibilitando tempos e espaços de educação no ensino superior em consonância com a vida no campo, com espaços de participação dos movimentos sociais e da sociedade civil.

Confira abaixo a programação completa do Seminário: