IV SEPE: Campus Laranjeiras do Sul tem programação intensa

Publicado em: 14 de outubro de 2014 08h10min / Atualizado em: 19 de janeiro de 2017 08h01min

Iniciaram na segunda-feira (13) e seguem nesta terça-feira (14) as atividades do IV Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepe) e da IV Mostra de Iniciação Acadêmica, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul. O evento, que tem o objetivo de apresentar os trabalhos produzidos pelos estudantes e integrar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, tem uma programação intensa, contando ainda com apresentações culturais, oficinas, exposição de fotografias, práticas laboratoriais, feira de cursos, entre outras atividades. Participam do evento estudantes, servidores e pessoas da comunidade externa.

Na segunda-feira, durante a manhã e a tarde, as atividades aconteceram no Bloco A, com a realização da abertura oficial do evento, oficinas, apresentações de projetos de pesquisa, divulgação do grupo de compras coletivas, apresentação artística de uma dupla de Música Popular Brasileira e de integrantes do “Projeto de Educação Musical” desenvolvido no Campus, e ainda, o I Fórum de Extensão e Cultura.

No período noturno, as atividades concentraram-se no Cine Teatro Iguassu, com a apresentação do Coral da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul. Na sequência ocorreu uma mesa-redonda, com o tema “Ensino, pesquisa e extensão: contribuições para o desenvolvimento regional”, intermediada pela docente Marciane Mendes, da UFFS. Como debatedores, o Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFFS, Geraldo Ceni Coelho, da Pró-Reitora de Extensão e Cultura da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes, e do professor Gilberto Heinzen, da Faculdade Alto Iguaçu (Fai).

Ao início da mesa-redonda os debatedores fizeram algumas explanações sobre as possibilidades e a importância da extensão universitária como um instrumento pedagógico capaz de contribuir para a formação dos acadêmicos. Na sequência, a docente Marquiana Vilas Boas falou sobre “a Universidade e o desenvolvimento regional por meio da interação entre ensino, pesquisa e extensão”.

Nesta terça-feira (14) a programação seguiu no Bloco A, com apresentações de trabalhos, oficinas e o início das atividades da Feira de Cursos, uma oportunidade para que estudantes de Ensino Médio das escolas da região visitem a UFFS e conheçam algumas práticas profissionais relacionadas aos cursos que o Campus oferta. Há uma previsão de que aproximadamente 300 estudantes visitem a UFFS para participar da Feira.

Paralelo ao IV Sepe e à IV Mostra da Iniciação Acadêmica, acontece também a III Mostra de Fotografia “Retratos do Cotidiano”, com a exposição de fotos retratando paisagens urbanas e rurais, gênero e diversidade cultural. As fotos podem ser observadas na sala 308 do Bloco A. Na mesma sala são exibidos ainda trabalhos referentes ao concurso cultural “Todos pela Coleta Seletiva”, promovido pelo projeto de extensão “Coleta seletiva e desenvolvimento sustentável: desafios e potencialidades para o município de Laranjeiras do Sul”. Estão expostos trabalhos de alunos das escolas municipais, nas modalidades “Poema Ilustrado” e “Desenho e Nome do Mascote” do 4º e 5º anos e do 1º ao 3º ano, respectivamente.