Lançamento de projetos na área de formação continuada de professores e educação e trabalho de estudantes ocorre nesta semana
Seminário de lançamento e planejamento dos projetos será na sexta-feira (28)

Publicado em: 24 de junho de 2019 15h06min / Atualizado em: 24 de junho de 2019 16h06min

Na próxima sexta-feira (28), ocorre seminário de lançamento de dois projetos de extensão na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul. A atividade será realizada no Auditório do Bloco Docente/Administrativo do Campus das 8h às 17h.

Durante o seminário serão lançados os projetos “Formação continuada de professores e educadores da Educação Básica das Escolas Públicas da Região da Cantuquiriguaçu” e “Formação em Educação e trabalho de estudantes do Ensino Médio nas escolas públicas da região da Cantuquiriguaçu”.

Conforme o professor Gracialino da Silva Dias, que submeteu os projetos, “as propostas nascem dos interesses públicos em desenvolver, melhorar e efetivar a integração da universidade pública com as escolas básicas públicas em defesa da educação pública de qualidade. As propostas têm por base as experiências acumuladas com a realização de encontros, palestras e cursos de extensão entre a UFFS, Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul (NRE) e escolas públicas. As ementas e a metodologia dos dois projetos foram discutidas com a chefia e equipe pedagógica do NRE”.

Os dois projetos serão desenvolvidos por meio de jornadas pedagógicas, compreendendo a realização de quatro seminários e avaliação final. O primeiro seminário está agendado para 28 de junho de 2019; o segundo, para outubro de 2019; o terceiro, para mês de março de 2020; o quarto, para junho de 2020. Cada seminário terá 8 horas de duração.

Entre um seminário e outro serão realizados os grupos de estudos, sendo 44 horas de estudos entre um seminário e outro, totalizando 176 horas. O cursista que participar de todas as atividades receberá certificação de 208 horas de formação.

Dias relata “cada grupo de estudo terá um coordenador e um secretário, com a responsabilidade de organizar o calendário e distribuir o material de estudo, fazer os registros da construção teórica e prática dos temas estudados, com fotografias e listas de presenças. Os estudos desenvolvidos pelos grupos serão relatados nos Seminários”.

O projeto “Formação continuada de professores e educadores da Educação Básica das Escolas Públicas da Região da Cantuquiriguaçu” tem como objetivo desenvolver formação para 200 professores e educadores das escolas da rede pública estadual do Paraná. Já o projeto “Formação em Educação e trabalho de estudantes do Ensino Médio nas escolas públicas da região da Cantuquiriguaçu” almeja desenvolver formação para 200 jovens estudantes do Ensino Médio, matriculados em colégios da rede pública estadual de educação, professores e educadores, do Estado do Paraná.