Laranjeiras do Sul: aulas da especialização em Educação do Campo iniciam nesta semana

Publicado em: 28 de março de 2016 08h03min / Atualizado em: 03 de janeiro de 2017 16h01min

Iniciam na próxima sexta-feira (01) as aulas do curso de Pós-Graduação lato sensu em Educação do Campo, ofertado na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul (PR). A primeira atividade do curso está programada para o Auditório do Bloco A do Campus, a partir das 19h. Acadêmicos, docentes e comunidade regional estão convidados a participar do encontro.

Na oportunidade será realizada a palestra "Educação do Campo e o desenvolvimento regional: a relevância da Pós-Graduação na UFFS", a qual será ministrada pelo vice-reitor da UFFS, Antônio Inácio Andrioli.

O Curso

A especialização tem como objetivos: capacitar educadores populares, procurando fortalecer as atuações profissionais em suas entidades ou em outros espaços e processos educativos e formativos; promover estudos políticos, econômicos, culturais e socioambientais a respeito do Brasil, procurando fortalecer práticas educativas, potencializando-as junto aos fundamentos da educação do campo na perspectiva de uma práxis transformadora frente às contradições do mundo capitalista; e, fortalecer a relação educação e desenvolvimento sustentável, potencializando a relação teoria-prática e valorizando a identidade de luta coletiva das classes populares.

As aulas acontecerão às sextas-feiras à noite, no horário das 18h às 22h, e aos sábados no período da manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 13h30 às 17h30. O curso terá carga horária total de 372 horas, distribuídas entre os seguintes componentes curriculares: Trabalho, Educação e questão agrária no Brasil; Luta pela Terra, Movimentos Sociais e Educação; Projeto de Desenvolvimento da educação do campo no Brasil; Fundamentos Filosóficos e epistemológicos da Educação do Campo; Política e legislação nacional e estadual da educação do campo; Gestão e financiamento da escola pública brasileira; Teorias pedagógicas: organização do trabalho pedagógico escolar; Seminário de Pesquisa; Conhecimento escolar e cultura local; Educação e cultura indígena; Fundamentos da Educação Especial; Educação infantil no campo; Seminário de elaboração de TCC. A previsão para término do curso é setembro de 2017.