Laranjeiras do Sul discute Educação do Campo no Território Cantuquiriguaçu

Publicado em: 19 de agosto de 2016 08h08min / Atualizado em: 18 de janeiro de 2017 09h01min

Na manhã de quinta-feira (18) iniciaram as atividades de três eventos que acontecem de maneira integrada: o I Simpósio de Educação do Território Cantuquiriguaçu, o VIII Fórum de Educação do Campo de Cantuquiriguaçu e o II Seminário de Fortalecimento das Políticas Públicas da Educação do Campo. Os eventos são promovidos pela UFFS – Campus Laranjeiras do Sul com apoio de parceiros. A programação se estende até o final da tarde de sexta-feira (19), nas dependências do Cine Teatro Iguassu, em Laranjeiras do Sul.

Participam do encontro mais de 200 pessoas, entre representantes de escolas e secretários de Educação de diversos municípios localizados no Território Cantuquiriguaçu, além de professores e acadêmicos dos cursos de Licenciatura da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, estudantes de Ensino Médio, professores das redes municipal e estadual de Laranjeiras do Sul e região.

Durante a abertura do evento, a diretora do Campus Laranjeiras do Sul, Janete Stoffel falou sobre a importância de se discutir a educação. Janete comenta que “a educação tem papel fundamental no desenvolvimento das pessoas e das cidades. Para a UFFS é um motivo de muito orgulho e responsabilidade em participar e protagonizar discussões que envolvem os temas centrais que busquem a melhoria da vida das pessoas, da região onde estamos inseridos e consequentemente do país”.

Vitor de Moraes, um dos organizadores do evento, comenta que “o objetivo é aprofundar os estudos e debates e contribuir na tomada de decisões coletivas acerca das problemáticas elencadas como temáticas durante o evento, seja no âmbito da alimentação, do transporte e do fazer pedagógico das escolas desta região. Nesse sentido, o evento é aberto para socialização e partilha de outras práticas de formação, contando com o estudo teórico, que trará o aprofundamento da temática, envolvendo questões da sociedade, da educação e o papel da universidade”.

Moraes destaca ainda que “as temáticas são de grande relevância para o contexto educacional, uma vez que são questões latentes no âmbito das escolas do campo e que implicam formas de trabalho no cenário da formação de professores”.

Parceiros

Colaboram na organização do evento a UFFS, a Câmara Setorial de Educação do Conselho de Desenvolvimento do Território Cantuquiriguaçu (Condetec); a Articulação Cantuquiriguaçu por uma Educação do Campo; as Secretarias Municipais de Educação de Laranjeiras do Sul, Rio Bonito do Iguaçu, Nova Laranjeiras e Três Barras do Paraná.