Laranjeiras do Sul: formação docente discute inserção de alunos indígenas nas universidades

Publicado em: 23 de agosto de 2016 08h08min / Atualizado em: 17 de janeiro de 2017 11h01min

O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul promove, na sexta-feira (26), evento de formação docente que abordará a “Inserção de alunos indígenas nas universidades: desafios à docência”. A atividade será realizada no Auditório do Bloco de Professores/Administrativo, das 9h às 12h.

O debate objetiva discutir os processos de inserção de alunos indígenas no contexto universitário, socializar a trajetória da inclusão em outras instituições já consolidadas, socializar experiências e/ou inovação em relação aos procedimentos didáticos adotados em sala de aula e discutir dificuldades e avanços da inclusão de alunos indígenas na UFFS.

A atividade será ministrada por Silvia Adoue, docente da Escola Nacional Florestan Fernandes e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Silvia é doutora em Letras e mestre em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo.

O coordenador do NAP, Gustavo Henrique Fidelis dos Santos, destaca que “este é um debate muito importante, principalmente ao pensarmos no Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas (PIN) instituído na UFFS e também é muito relevante para ser discutido com docentes que ministram Componentes Curriculares cursados por acadêmicos indígenas”.