Laranjeiras do Sul: Seminário de Análise prospectiva e avaliação de projetos do PPGADR

Publicado em: 12 de dezembro de 2014 07h12min / Atualizado em: 19 de janeiro de 2017 07h01min

O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR) da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul, realizou entre os dias 9 e 11 de dezembro o I Seminário de análise prospectiva e avaliação de projetos de dissertação do Programa.

A palestra de abertura ficou por conta do Professor Joviles Vitório Trevisol, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS, que falou sobre os desafios da consolidação dos programas interdisciplinares de pós-graduação. Para o professor, “a iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável de realizar um seminário anual de avaliação e de planejamento é louvável. É um momento muito rico, porque o Programa avalia a sua trajetória durante o ano e prospecta o futuro. A cultura da avaliação e do planejamento é fundamental para a consolidação da pós-graduação da UFFS. Os avanços que conseguimos até o momento devem muito a essa forma e a essa metodologia de trabalho. ”

Ainda durante o evento ocorreram as apresentações dos projetos de pesquisa dos discentes do curso.

Para a estudante Gabriela Canosa, “o evento foi uma oportunidade de troca de experiências entre docentes e discentes do Programa”.

A discente Cristina Stimer dos Santos avaliou sua apresentação: “Foram muito válidas as contribuições e orientações da banca sobre os caminhos que a pesquisa deve seguir para que seja concluída a dissertação”.

A estudante Camila Traesel falou que “o seminário foi bastante importante para que os projetos dos colegas fossem conhecidos, recebendo sugestões da banca e dos demais participantes do Programa.”

Conforme o coordenador do PPGADR, professor Gilmar Franzener, “além das apresentações dos projetos, o evento serviu para discutir e analisar o que foi feito nesse primeiro ano, traçar objetivos para fortalecer e consolidar o mestrado e planejar as ações para os próximos anos, o que inclui a criação do Doutorado.”