Mestrado em Agroecologia do Campus Laranjeiras do Sul abre vagas suplementares para haitianos

Publicado em: 11 de março de 2014 08h03min / Atualizado em: 03 de janeiro de 2017 12h01min

O Curso de Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul oferece duas vagas suplementares para candidatos haitianos.

As inscrições iniciaram no dia 07 de março e podem ser realizadas até o dia 16 de março de 2014, via correio eletrônico, nos seguintes endereços: < sec.acad.ls@uffs.edu.br> (Secretaria Acadêmica de Laranjeiras do Sul); <sec.ppgadr@uffs.edu.br> (Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável) ou < gilmar.franzener@uffs.edu.br> (coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável Gilmar Franzener).

Poderão inscrever-se no Processo Seletivo Especial candidatos haitianos, residentes no Haiti, que concluíram curso superior de graduação reconhecido por instância legal do país onde o curso foi realizado, e candidatos haitianos que comprovem, mediante declaração de Instituição de Ensino Superior, que terão concluído o curso de graduação até o ato de matrícula.

Para a inscrição, o candidato deve encaminhar os documentos digitalizados constantes no item 3.2 do Edital nº 100/UFFS/2014, o qual está disponível no sítio da UFFS. A relação dos inscritos aprovados no processo seletivo será divulgada a partir de 17 de março, no sítio da UFFS (www.uffs.edu.br> Pós-Graduação > Strictu Sensu > Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável).

Os candidatos aprovados, ao ingressarem regularmente no curso, terão até 90 dias para apresentar os documentos comprobatórios referentes ao item 3.2 do edital.

O candidato deve comprovar também, no ato da matrícula, a regularidade de sua situação no Brasil. Caso isso não seja possível, terá até 90 dias, a contar da data da matrícula, para apresentar documento de regularização. O candidato que não cumprir esse prazo terá seu vínculo com o programa e a UFFS cancelado.

O processo seletivo constará de análise de Curriculum Vitae e análise do pré-projeto. A divulgação do resultado final do processo seletivo deverá ocorrer a partir de 19 de março.

"Este edital para vagas suplementares faz parte do compromisso e esforço da UFFS, não apenas no aspecto acadêmico, mas também na contribuição social e humanitária ao Haiti", afirma o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Gilmar Franzener. "Esses estudantes, ao concluírem o mestrado e retornarem ao Haiti poderão prestar grande contribuição para a reconstrução daquele país, principalmente na formação intelectual de novos profissionais", complementa o docente.