Oficina sobre Direitos Humanos é realizada no Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 09 de junho de 2015 08h06min / Atualizado em: 18 de janeiro de 2017 10h01min

Na terça-feira (09) o Centro de Referência em Direitos Humanos Marcelino Chiarello da UFFS promoveu no Campus Laranjeiras do Sul uma oficina sobre “Direitos Humanos: Direitos Coletivos e Individuais”. O evento, que aconteceu no auditório do Bloco A, contou com a presença de docentes, técnicos-administrativos, acadêmicos e representantes de movimentos sociais da região.

Conforme a docente Nádia Franco, o objetivo da atividade foi divulgar temas de Direitos Humanos para a comunidade acadêmica. “Desde que o homem viu-se sujeito de direitos, no contexto do Estado moderno, a partir do iluminismo, tem sido observado uma ampliação paulatina a respeito do que se configuram os direitos humanos. Esta ampliação está diretamente ligada à evolução do processo civilizatório”, contextualiza Franco.

Nádia Franco ainda destacou que, “num primeiro momento foram elencados, como tais, os direitos à liberdade e igualdade, ou seja, os direitos individuais. A partir da revolução industrial emergiu como necessidade a valorização dos direitos ligados à convivência social e ao trabalho humano, os direitos coletivos. Dentro deste contexto foi conduzida a abordagem do tema da oficina”.

O coordenador do CRDH/UFFS, Antônio Valmor de Campos, comentou que “inicia hoje um roteiro de visitas aos campi da UFFS que tem por objetivo o fortalecimento do CRDH e também o fortalecimento dos laços do Centro com os seus membros que atuam nos campi. Além disso, durante os encontros serão apresentados breves relatos sobre as atividades desenvolvidas no CRDH, para conhecimento da comunidade universitária e comunidade regional”. Conforme Campos, “o tema tratado durante a oficina foi os direitos humanos e os entrelaçamentos com a questão educacional, social, direitos individuais e coletivos”.