Palestra “Da fronteira ao território” é realizada no Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 17 de abril de 2015 08h04min / Atualizado em: 18 de janeiro de 2017 12h01min

O Campus Laranjeiras do Sul da UFFS realizou na última quinta-feira (16) a palestra "Da fronteira ao território: da Questão de Palmas/1895 ao Território Federal do Iguaçu/1943”. O evento realizado no auditório do Bloco A contou com a participação de estudantes, docentes e pessoas da comunidade.

O palestrante, professor André Souza Martinello, destaca que “em termos teóricos discutimos história territorial, história do espaço, em termos mais pragmáticos apresentamos exemplos desta teoria, como o caso do antigo Território Federal do Iguaçu e antes dele, a formação da Fronteira Brasil e Argentina”.

Martinello salienta que “a demarcação dos limites entre Brasil e Argentina, que aconteceu na região de Palmas e no sudeste paranaense e oeste catarinense ajudou a fomentar um regionalismo, inclusive de reivindicação de emancipação de áreas após o Território do Iguaçu. Então, é interessante dialogar sobre a temática com o público que mora na região. Do ponto de vista pragmático, espero que as pessoas vejam sentido na pesquisa apresentada, em relação à história mais geral do Brasil e em relação a história da formação das fronteiras, que compreendam a construção do espaço temporalmente”.