Palestra sobre “Casas Familiares Rurais” é realizada no Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 15 de abril de 2015 08h04min / Atualizado em: 18 de janeiro de 2017 12h01min

Nesta quarta-feira (15) foi realizada na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul uma palestra sobre “Casas Familiares Rurais”. O palestrante do evento foi Marco Antonio Geffer, supervisor da regional III da Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (Arcafar Sul). A palestra contou com a presença de acadêmicos, professores e representantes de casas familiares da região.

O evento foi organizado pelas professoras responsáveis pela disciplina “Estágio Supervisionado I” do Curso Interdisciplinar Educação do Campo, Marciane Mendes e Patrícia Guerrero.

Sobre a motivação para a realização da palestra, Marciane, relata que “atualmente temos acadêmicos do curso Interdisciplinar Educação do Campo realizando o estágio supervisionado nas casas familiares rurais da região e isso nos motivou a abordar o tema. Nosso objetivo é divulgar o trabalho das casas familiares, promovendo um debate para os jovens permanecerem no campo com formação voltada para sua realidade, com a possibilidade de acessar as políticas públicas existentes para agricultura familiar, evitando que eles percam o vínculo com a família e com sua realidade”.


Casa Familiar Rural

As casas familiares rurais são espaços destinados à formação de jovens provenientes do meio rural e pesqueiro, que recebem formação voltada para a qualificação técnica, profissional e gerencial, com o objetivo de qualificar os jovens e oferecer alternativas de renda e de trabalho, para assim, permanecerem e beneficiarem a própria região. As aulas nas casas familiares são realizadas em sistemas de alternância.