Pesquisa avalia influência de malhas de sombreamento no cultivo e pós-colheita de physalis
Plantas foram cultivadas em sistema orgânico de produção

Publicado em: 24 de março de 2021 11h03min / Atualizado em: 24 de março de 2021 18h03min

Está em desenvolvimento, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, pesquisa que avalia a influência de distintas colorações de malhas de sombreamento no cultivo e pós-colheita de Physalis peruviana.

A pesquisa contempla as etapas de preparação do solo, cobertura dos canteiros e plantio das mudas que estão sob as malhas de sombreamento, além do acompanhamento das etapas de desenvolvimento das plantas, colheita e pós-colheita dos frutos.

A coordenadora do estudo, professora Cláudia Simone Madruga Lima, comenta: “foram cultivadas 180 mudas de physalis. Utilizamos malhas de sombreamento nas colorações: preta, azul, branca, vermelha e temos parcelas utilizadas como testemunha/controle, nas quais não utilizamos a malha. O objetivo é avaliar como as malhas de sombreamento influenciam na altura, comprimento, fenologia, índice de clorofila, produção das frutas sólidos solúveis, acidez, pH, entre outras variáveis. Acreditamos que, nos primeiros meses, já verificaremos diferenças no crescimento das plantas”.

A pesquisa é um subprojeto que integra o projeto denominado “Cultivo e pós-colheita de physalis na região da Cantuquiriguaçu”. Sendo esse o quarto estudo realizado com a frutífera, todos em sistema orgânico de produção.

A pesquisa foi aprovada no Edital 270/UFFS/2020-CNPq – PIBIC e recebe apoio da UFFS e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para a aquisição dos insumos e bolsas de iniciação científica aos acadêmicos.

Equipe
O estudo é coordenado pela docente Cláudia Simone Madruga Lima, Engenheira Agrônoma, mestre e doutora na área de Fruticultura de Clima Temperado e conta com a colaboração da acadêmica e bolsista de iniciação científica Larissa Demétrio Gonçalves dos Santos, do professor Lisandro Bonome e da estudante Daniele Scheffer.

Galeria de Imagens: