PIBID - Diversidade finaliza atividades do I Festival de Teatro para Letramento Científico
Mais de 300 alunos da região participaram da atividade

Publicado em: 15 de dezembro de 2017 14h12min / Atualizado em: 18 de dezembro de 2017 08h12min

Durante esta semana foram finalizadas as atividades ligadas ao “I Festival de Teatro do PIBID – Diversidade para Letramento Científico” do Campus Laranjeiras do Sul. Participaram da atividade 60 acadêmicos vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para a Diversidade (PIBID - Diversidade) e cerca de 330 estudantes de colégios da região.

Segundo a técnica em assuntos educacionais, Franciele Lenschuko, “a atividade propicia o uso da representação artística como recurso pedagógico para o letramento científico nos espaços escolares e mecanismos interdisciplinares de iniciação à docência para os licenciandos”.

Em um primeiro momento, em agosto e setembro, os acadêmicos vinculados ao Programa participaram de uma capacitação, conduzida pela arte-educadora Yohana Rocha, que teve como objetivo orientar os estudantes quanto à produção e apresentação das peças teatrais para as comunidades escolares de atuação. Em seguida, os acadêmicos aplicaram os conhecimentos adquiridos nos colégios onde são desenvolvidas atividades do PIBID - Diversidade, criando apresentações teatrais com a finalidade de focar o Ensino de Ciências e Matemática através do lúdico.

A atividade foi desenvolvida com a ajuda dos coordenadores de área: professor Alexandre Monkilski (Ciências), professora Cladir Terezinha Zanotelli (Matemática) e professora Vivian Menezes (Física).

Participaram do Festival os seguintes colégios:
- Colégio Estadual do Campo Joany Guilherme de Lima, com as peças “Teatro da Matemática” (teatro de fantoches) e “A Viagem de Darwin no Beagle” (leitura dramática);
- Colégio Estadual do Campo Ireno Alves dos Santos, com as peças “O Homem que Calculava” (adaptação do livro) e “Hipatia”;
- Colégio Estadual do Campo do Porto Santana, com a peça “A Vida de Nicolas Tesla”;
- Escola Itinerante Herdeiros do Saber, com as peças “Alice no País da Matemática” e “Teatro das Luzes”.

Galeria de Imagens: