Pibid Diversidade seleciona alunos bolsistas no Campus Laranjeiras do Sul até sexta-feira

Publicado em: 28 de janeiro de 2014 07h01min / Atualizado em: 03 de janeiro de 2017 12h01min

Foi publicado ontem (27) o Edital nº 020/UFFS/2014, que abre inscrições para a seleção de alunos do curso Interdisciplinar em Educação do Campo – Licenciatura, áreas de conhecimento das Ciências Naturais e Matemática e Ciências Agrárias, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para a Diversidade (Pibid Diversidade). Esta é a primeira edição do Pibid Diversidade na UFFS. As inscrições para a seleção dos bolsistas terminam nesta sexta-feira (31).

Para candidatar-se a uma das 60 bolsas ofertadas, o aluno interessado que preencher todos os requisitos elencados no edital deverá entregar os documentos para inscrição ao técnico em assuntos educacionais, Ricardo Piveta, na Assessoria da Coordenação de Cursos. O horário para as inscrições é das 8h30min às 11h30min ou das 13h30min às 17h.

Os bolsistas irão trabalhar 16 horas por semana em escolas da região. "São inúmeras as atividades que o aluno vai ter que desenvolver na escola: desde o acompanhamento pedagógico, reunião no Conselho de Classe, conhecer os espaços escolares, realizar oficinas, fazer levantamentos de material didático e também participar junto com o professor supervisor lá na escola de atividades em sala de aula", informa o coordenador institucional do programa na UFFS, professor Cristiano Durat.

O Pibid Diversidade, lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), concede bolsas a alunos de licenciatura que participam de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o Brasil em parceria com escolas da rede básica indígenas e do campo, incluídas as escolas quilombolas, extrativistas e ribeirinhas.

"Esse programa institucional de iniciação à docência vem justamente para motivar os acadêmicos de licenciatura a terem gosto pela docência. Que eles vão para a escola, conheçam os espaços escolares e suas diversas perspectivas, em especial as escolas dos povos do campo e povos indígenas, para que o estudante já tenha essa cultura da escola desde seu primeiro ano na universidade", afirma o professor Durat.

Entre os objetivos desta edição do Pibid Diversidade na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul estão incentivar a formação de docentes em nível superior para as escolas de educação básica do campo, contribuir para a articulação entre teoria e prática e proporcionar aos licenciandos oportunidades de criação e participação em experiências que envolvam metodologias, tecnologias e práticas docentes inovadoras e interdisciplinares, na perspectiva do campo, buscando a superação de problemas encontrados no processo ensino-aprendizagem.