Professor do Campus Laranjeiras do Sul fala sobre Segurança Alimentar na Câmara dos Deputados

Publicado em: 27 de novembro de 2014 07h11min / Atualizado em: 19 de janeiro de 2017 07h01min

O professor Julian P. Cassarino, da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, palestrou nesta quarta-feira (26) sobre “Agricultura Familiar e Segurança Alimentar”, na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, em Brasília. Cassarino foi indicado pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e pelo Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), órgãos dos quais o docente é membro.

Em sua palestra, Cassarino falou sobre “A relação entre a inflação dos alimentos e a forma como está organizado o atual sistema agroalimentar”. O professor salientou que “a maior parte das atividades produtivas está concentrada nas mãos de grandes corporações que controlam os padrões de produção, de consumo e concentram as riquezas geradas no âmbito da produção e comércio de alimentos, excluindo pequenos empreendimentos e a agricultura familiar, que são atores fundamentais para redesenhar o sistema agroalimentar”.

Com a realização do evento, o objetivo da Comissão de Direitos Humanos da Câmara foi ampliar a discussão sobre a questão do direito humano à alimentação, especificamente em relação ao papel da agricultura familiar e aprofundar o debate em torno do problema da inflação dos alimentos, buscando compreender os reais fatores que levam a estas elevações de preços, visando pensar marcos legais para regular a questão.

Consea

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) busca promover a articulação entre a sociedade civil e o governo, objetivando propor diretrizes para as ações na área da alimentação e nutrição. O Conselho tem caráter consultivo e assessora a Presidência da República na proposição de políticas e orientações, voltadas para a garantia do direito humano à alimentação.