Professor e estudantes do Campus Laranjeiras do Sul ministram oficinas sobre frutas nativas
Atividades foram realizadas nos municípios de Irati e Lapa (PR).

Publicado em: 13 de maio de 2022 10h05min / Atualizado em: 13 de maio de 2022 14h05min

No final do mês de abril, foram promovidas oficinas sobre valorização das frutas nativas e como fazer o processo de colheita, beneficiamento e industrialização para produção de polpas, comercialização e perfil de mercado. As atividades foram ministradas pelo professor Julian Perez-Cassarino e estudantes do curso de Agronomia - Linha de formação em Agroecologia, ofertado na UFFS - Campus Laranjeiras do Sul.

As oficinas foram realizadas nos municípios de Irati e Lapa, localizados no centro-sul do Paraná. No dia 27 de abril a oficina foi realizada em Irati e abordou a importância da valorização das frutas nativas e como fazer o processo de colheita, beneficiamento e industrialização para produção das polpas, comercialização e o mercado. A atividade foi organizada em parceria com a Associação de Agricultores Ecológicos São Francisco de Assis (ASSIS) e contou com a participação de agricultores de Irati, Guarapuava e Rio Azul, além de representantes da Secretaria de Agricultura de Rio Azul.

No dia 28 de abril, as atividades foram realizadas no Assentamento Contestado, localizado no município de Lapa. A primeira ação foi a produção de suco de maçã orgânico na Cooperativa Terra Livre. Conforme relata o professor Julian, "a cooperativa já produzia doce de maçã e agora ministramos a oficina sobre a produção de suco”.

A outra oficina ministrada no dia 28 envolveu agricultores do Núcleo Maria da Rosa da Rede Ecovida de Agroecologia e agricultores agroecológicos de Rebouças, que estavam visitando a Cooperativa da Lapa. Nessa atividade, o trabalho foi sobre frutas nativas.

Conforme Perez-Cassarino, “estamos expandindo para outras regiões do estado o conhecimento desse trabalho desenvolvido na região da Cantuquiriguaçu. A região de Laranjeiras do Sul se tornou referência no desenvolvimento da cadeia produtiva das frutas e esperamos que a gente consiga atingir mais conservação das florestas, das nossas árvores, gerar renda para os agricultores e valorizar os hábitos e a cultura alimentar aqui do estado do Paraná”.

As atividades foram realizadas em parceria com o Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (CEAGRO), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e o Laboratório Vivan de Sistemas Agroflorestais, da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul.

Galeria de Imagens: