Professora espanhola ministra palestra sobre cooperativismo em Laranjeiras do Sul

Publicado em: 03 de julho de 2014 08h07min / Atualizado em: 19 de janeiro de 2017 08h01min

O Núcleo de Estudos em Cooperação (Necoop) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) promoveu na noite da última terça-feira (1º), em Laranjeiras do Sul, uma palestra com a professora Leire Uriarte, da Fundação Mundukide e Universidade de Mondragon, da região do País Basco, na Espanha. A palestra foi realizada para alunos da 1ª fase do curso de Ciências Econômicas, em aula da disciplina “Introdução à Administração do curso de Ciências Econômicas”, sob responsabilidade do professor Tiago da Costa.

Leire falou aos estudantes sobre cooperativismo e a experiência da Fundação Mundukide, que é vinculada ao Grupo Mondragón - maior conglomerado de cooperativas do mundo situado na região do País Basco, na Espanha, reunindo mais de 110 cooperativas. “É importante que os estudantes conheçam outra forma de governar e organizar as empresas, outro modelo de empresa que também é exitosa no mercado. São outros valores, outra forma de fazer economia, também competitiva no mercado”, aponta Leire.

Para o professor Tiago da Costa, a palestra-aula contribuiu para que os acadêmicos tenham um novo paradigma sobre tecnologias de gestão de organizações. “Considero uma oportunidade muito significativa para os alunos conhecer este modelo diferenciado de autogestão e participação sendo abordado por cooperantes do próprio grupo. Além disso, o conhecimento de novos modelos de gestão possibilita a ampliação das alternativas de administração de organizações, sobretudo nas que se utilizam de princípios cooperativos como norteadores de sua visão estratégica”, opina o professor Costa.

A professora espanhola tem formação em ciências políticas e é cooperada na Faculdade de Humanidades da Universidade de Mondragon. É membro do Instituto de Estudos Cooperativos Lanki e presidente da Fundação Mundukide. Também esteve presente na palestra-aula a nutricionista Bea Diez, que é cooperada no Grupo de Distribuição Eroski, o principal grupo supermercadista do País Basco.