Professora espanhola ministra seminário sobre comercialização e agroecologia em Laranjeiras do Sul

Publicado em: 03 de fevereiro de 2014 07h02min / Atualizado em: 19 de janeiro de 2017 09h01min

Na última quinta-feira (30), professores e bolsistas integrantes do Grupo de Estudos e Extensão em Comercialização e Agroecologia (Geeca) participaram de um seminário sobre comercialização e agroecologia na Espanha, ministrado pela professora e pesquisadora Ines González Calo, da Universidade de Córdoba, Espanha.

"O seminário visou promover um intercâmbio entre as experiências de comercialização e agroecologia em nossa região e na Espanha, particularmente na região de Andaluzia. Foram apresentadas as experiências existentes e quais os pontos comuns entre as duas realidades, bem como os desafios enfrentados em cada lugar", explica o professor Julian Perez-Cassarino, que participou do seminário.

Para a palestrante, mais do que transmitir conhecimentos, o seminário proporcionou uma conversa entre os participantes porque "a Espanha tem os mesmos problemas. Então conversamos sobre como se soluciona isso, como seria melhor, porque existem muitas coisas em comum", aponta Ines, que é doutoranda em Agroecologia pelo Instituto de Sociologia e Estudos Campesinos (Isec), da Universidade de Córdoba. "Como esta é uma área que ainda está em construção, essa questão de mercados agroecológicos e as redes alimentares têm muito o que é propício para se pensar em conjunto", completa a pesquisadora.