Professores, estudantes e egressos publicam livro sobre aspectos técnicos da cultura da romãzeira
Obra está disponível gratuitamente na página da Editora da UFFS.

Publicado em: 05 de maio de 2022 14h05min / Atualizado em: 05 de maio de 2022 15h05min

Nesta semana foi publicado, pela Editora da UFFS, o livro “Aspectos técnicos da cultura da romãzeira”. A obra é de autoria de professores, estudantes e egressos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul, entre outros profissionais.

O livro tem como organizadores os professores Dra. Cláudia Simone Madruga Lima (UFFS) e Dr. Lisandro Tomas da Silva Bonome (UFFS), além da Dra. Gabriela Gerhardt da Rosa.

A professora Cláudia Lima conta como surgiu a ideia de produção da obra: “o livro parte de uma atividade prática da disciplina Tópicos Especiais em Fruticultura do curso de Agronomia da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul. Nessa disciplina, os acadêmicos necessitam apresentar um dia de campo de culturas específicas e que estão cultivadas no Pomar Didático Experimental do Campus, uma dessas culturas é a romãzeira. Sempre que os acadêmicos apresentavam o trabalho mencionavam o quanto era difícil e confuso, e a falta qualidade de algumas informações sobre a cultura. Dessa maneira, juntamente com o professor Lisandro Bonomi e a Dra. Gabriela da Rosa, nos reunimos e entendemos que com os nossos conhecimentos e experiências poderíamos organizar um material gratuito, de fácil acesso e informativo sobre essa cultura, e então iniciamos o trabalho de produção deste livro”.

A obra possui oito capítulos, escritos por diversos autores, e reúne informações de pesquisadores, estudantes, produtores e admiradores da cultura da romãzeira, tanto nacionais como internacionais. O livro aborda pontos gerais da fruta, técnicas de plantio, manejo, pragas, doenças, colheita e pós-colheita de romãzeira, com objetivo de difundir os conhecimentos referentes aos aspectos técnicos da cultura.

O livro disponibiliza aos produtores, profissionais, pesquisadores, estudantes da graduação e pós-graduação da área das agrárias, assim como ao público em geral que tem interesse e curiosidade sobre o assunto, as informações necessárias para viabilizar o cultivo da romãzeira.

A obra foi produzida com financiamento da Fundação Araucária, através do Programa de Apoio a Publicações Científicas – Fortalecimento de Editoras (Chamada pública 23/2018). Coordenador do projeto: Demétrio Alves Paz. A obra está disponível gratuitamente, nos formatos PDF, e-Pub e Mobi, na página da Editora UFFS