Programa Residência Pedagógica - Educação do Campo: mediação entre acadêmicos e coletivo escolar
Teoria e prática aliadas para enriquecer o trabalho escolar

Publicado em: 18 de dezembro de 2020 07h12min / Atualizado em: 18 de dezembro de 2020 09h12min

O curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul participa, desde outubro de 2020, do Programa Residência Pedagógica (PRP), subprograma Educação do Campo.

Com a participação de 16 acadêmicos bolsistas e três acadêmicos voluntários, as atividades desenvolvidas até o momento pelo programa envolvem pesquisas a fim de compreender a realidade da comunidade escolar, a organização da educação e práticas educacionais a partir do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, buscando enriquecer a formação do acadêmico e possibilitar vivência com a profissão na prática, formando professores mais preparados para assumir sua profissão.

O PRP conta com duas professoras preceptoras, Soniamar de Lima e Caliandra Kevin Alves, que têm participação ativa nas escolas onde os acadêmicos atuam. Para a coordenadora do PRP – Educação do Campo do Campus Laranjeiras do Sul, Ana Cristina Hammel, o projeto contribui para melhorar a experiência profissional, ao possibilitar a participação constante em estudos sobre a educação e realidade escolar, em atividades práticas na escola, fazendo um trabalho de mediação entre acadêmicos e coletivo escolar.

Ainda destaca que “o desenvolvimento do projeto na escola é crucial para formação dos acadêmicos, para a Instituição, alunos e professor preceptor, ao ser realizado um trabalho em que se valoriza a teoria e a prática enriquecendo o trabalho escolar”.