Projeto da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul promove palestras sobre economia

Publicado em: 09 de setembro de 2014 08h09min / Atualizado em: 19 de janeiro de 2017 08h01min

O projeto de extensão “Por Dentro da Economia” da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul iniciou um ciclo de palestras com temas ligados à economia. As atividades seguem até dia 11 deste mês e acontecem nas dependências de escolas da rede estadual de ensino.

O projeto tem objetivo de realizar palestras e apresentações para a comunidade de Laranjeiras do Sul e região, visando promover o esclarecimento de temas econômicos, contribuindo para que a população compreenda a influência da economia no dia a dia.

Na última quinta-feira (04) os integrantes do projeto realizaram uma palestra no Colégio Laranjeiras do Sul, com os temas “Consumo e Poupança” e “Orçamento Doméstico”. Já na sexta-feira (05), os integrantes do projeto visitaram a Escola Gabriela Mistral, no município de Porto Barreiro (PR), onde foram apresentados os temas “Agricultura familiar e interferência do Governo na economia” e “Agricultura familiar e comércio internacional”.

Nesta semana, as escolas que recebem as palestras do projeto são: Escola Ludovica Safraider, de Rio Bonito do Iguaçu/PR, no dia 08, e a Escola Floriano Peixoto, de Laranjeiras do Sul/PR, no dia 11. Na segunda (08), a atividade envolveu os temas: Desemprego, Economia Solidária, Economia e Meio Ambiente. Já na quinta-feira (11) será abordado: Transformação do Estado Brasileiro, Economia e Meio Ambiente, Interferência do Governo na Economia, e Políticas Econômicas.

As atividades são organizadas por acadêmicos do curso de Ciências Econômicas e demais integrantes do projeto, com a coordenação do professor Paulo A. Nunes. As escolas que tiverem interesse em solicitar uma apresentação podem fazer o agendamento pelo telefone (42) 3635 – 0000, com o professor Paulo Nunes ou com Roberto Sachet.

As apresentações são gratuitas, e as escolas solicitantes podem escolher o tema que será tratado dentre 20 opções. Além dos temas citados anteriormente as palestras podem abordar: Crescimento e desenvolvimento econômico; Desenvolvimento regional; Desenvolvimento socioeconômico; Dívida interna e externa; Economia brasileira; Indicadores sociais e econômicos; Inflação; Mercado de capitais; Políticas públicas; Taxa de juros.